Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Na Ilha do Bananal (TO), ministro Dias Toffoli dialoga com indígenas e enaltece semana da saúde do CNJ

Visita a aldeia São João marca início de série de ações voltadas às mulheres indígenas. Com cantos, dança e uma mesa repleta de comidas da região, os indígenas do povo Javaé receberam o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), e autoridades que foram até a aldeia São João, na Ilha do Bananal (TO), na tarde de domingo (6). A visita, que teve a presença de sete caciques de povos da ilha, buscou conhecer mais de perto a vida da população da aldeia, além de reforçar a importância de ações continuadas de atendimento à saúde.
A aldeia São João foi escolhida para a atividade por ser uma das que se beneficiarão da primeira edição da Semana Nacional de Saúde, com atendimentos de diversas especialidades médicas. A ação é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus).
Além do ministro, participaram da ação as conselheiras do CNJ Daiane Nogueira de Lira (supervisora do Fonajus) e Renata Gil. Também estiveram na aldeia o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, a presidente do Tribunal de Justiça do estado (TJ-TO), desembargadora Maysa Vendramini, o comandante militar do Planalto, general Ricardo Carmona, e o prefeito de Formoso do Araguaia, Israel Kawe.
Direito à saúde
Conforme o ministro Dias Toffoli, a iniciativa traz não só equipamentos que serão usados na Ilha do Bananal, mas também a presença de juízes, promotores e procuradores que atuarão em demandas de saúde. “O direito à saúde é um dever do Estado, e o Estado é um só, seja o Executivo, o Legislativo, o Judiciário, seja o governo federal, o estadual ou o municipal, e o Supremo Tribunal Federal e a Justiça brasileira têm sido muito demandados em acesso à saúde”, afirmou. “É muito importante estarmos aqui”.
Toffoli lembrou que são muitas as dificuldades, como a de acesso a equipamentos para exames aprofundados e a análises clínicas, aspectos necessários para o exercício do direito à saúde com dignidade e condições de igualdade.
24 aldeias
No Tocantins, haverá atendimentos de saúde voltados à população indígena na cidade de Formoso do Araguaia. Ali fica um polo-base responsável por atender uma população de quase 2 mil pessoas de 24 aldeias, abrangendo, além dos Javaé, os povos Karajá, Kanela do Tocantins, Avá-Canoeiro, Krahô-Takaywrá e Krahô-Kanela.
Toffoli foi presenteado ao final do encontro com o cocar do cacique javaé Darci Maurerri. “A maior honraria que se pode receber dos povos indígenas é o cocar do cacique da aldeia, que levarei para Brasília e ficará lá no meu gabinete”, disse.
O cacique Darci considerou “histórica” a visita das autoridades à aldeia e disse esperar que a ocasião traga mais visibilidade ao seu povo. No evento, a indígena Simone Hatxu entregou ofícios com reivindicações para as autoridades. As demandas envolvem a realização de campanhas contínuas sobre nutrição e contra o suicídio e a ampliação da escola indígena, com a construção de laboratório e aumento da cozinha. Os pedidos são assinados também pela Associação dos Pequenos Produtores Indígenas da Aldeia São João Ilha do Bananal.
Semana Nacional de Saúde
Voltada para reforçar o acesso a especialistas e exames mais aprofundados, no Tocantins a ação focará na saúde das mulheres. Estão previstos atendimento especializado em ginecologia e exames preventivos de câncer do colo do útero e rastreamento de câncer de mama, além de atendimento obstétrico (pré-natal e exame de ultrassom), consultas oftalmológicas e de pediatria para as crianças acompanhadas das mães indígenas.
A iniciativa também será levada a outros estados, com ações voltadas a populações vulnerabilizadas.
Lucas Mendes//CFCaminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário