O australiano Oscar Piastri (McLaren) venceu o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Miami neste domingo (4), ampliando sua liderança no Mundial de Pilotos. Piastri, que largou em quarto lugar, fechou a prova com uma confortável vantagem de 4,6 segundos sobre seu companheiro de equipe, o britânico Lando Norris, que terminou em segundo lugar. Outro piloto britânico, George Russell (Mercedes), completou o pódio, 37 segundos atrás do vencedor. O brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber-Ferrari) teve um problema mecânico na 32ª volta e abandonou a prova. Piastri comemorou sua quarta vitória na temporada, as últimas três consecutivas, enquanto o atual campeão, o holandês Max Verstappen (Red Bull), terminou em um decepcionante quarto lugar.
A corrida, a sexta das 24 do calendário de Fórmula 1 de 2025, foi realizada sob a ameaça de uma tempestade no circuito, localizado perto do Hard Rock Stadium, casa do time de futebol americano Miami Dolphins. Verstappen, atual tetracampeão mundial, largou na pole position, mas já havia sucumbido à velocidade de seus rivais da McLaren antes das primeiras 20 voltas.
Nas quatro edições desta corrida, nenhum piloto que tenha obtido a pole position conquistou a vitória.
'Mad Max', vencedor em Miami em 2022 e 2023, não conseguiu quebrar essa maldição em um Grande Prêmio ao qual chegou em cima da hora devido ao nascimento de sua primeira filha.
Piastri, que dominou a corrida com mão de ferro desde a volta 14, mantém sua sequência de vitórias após os sucessos de abril no Bahrein e na Arábia Saudita, onde assumiu a liderança do Mundial de Pilotos pela primeira vez em sua carreira.
O australiano de 24 anos agora tem 16 pontos de vantagem sobre Norris e 32 pontos sobre Verstappen.
"Ontem foi um dia complicado, a classificação foi uma das mais difíceis do ano, mas este resultado é impressionante", disse o vencedor.
"Tenho que continuar aprendendo, mas estou muito feliz por sair de Miami na liderança", enfatizou. "Dois anos atrás, éramos a equipe mais lenta, acho que fomos ultrapassados duas vezes. Hoje vencemos a corrida por (mais de) 35 segundos.
- Verstappen fora do pódio -
Como nos anos anteriores, o Autódromo Internacional de Miami teve outro grande público, com figuras esportivas presentes, como o presidente da Fifa, Gianni Infantino, o técnico do Inter Miami, Javier Mascherano, e o jogador do mesmo time, Sergio Busquets.
A corrida começou com um duelo entre Verstappen e Norris, este último com grandes ambições em um circuito onde venceu a corrida sprint de sábado e o Grande Prêmio de 2024.
Numa largada acirrada, o holandês bloqueou o britânico, que saiu da pista reclamando da manobra do adversário.
Do terceiro lugar, o jovem piloto italiano Kimi Antonelli (Mercedes) aproveitou a briga para ultrapassar Norris, que caiu para a sexta posição.
Antonelli não conseguiu alcançar Verstappen e foi rapidamente ultrapassado pelas McLarens de Piastri e Norris, enquanto o rádio alertava sobre a chegada iminente da chuva.
Piastri, explorando a superioridade das McLarens nas longas retas, tentou se antecipar à água e assumiu a liderança da corrida na 14ª volta.
Norris foi o próximo a colocar a Red Bull de Verstappen sob pressão. Os dois travaram uma emocionante batalha com diversas ultrapassagens até o britânico abrir vantagem.
O maior beneficiado pelo duelo foi Piastri, que abriu uma vantagem que passou a ser definitiva de mais de oito segundos quando algumas gotas caíram na 19ª volta.
A tempestade, no entanto, não chegou ao circuito e as posições no topo do topo da classificação permaneceram relativamente inalteradas.
Russell acabou frustrando Verstappen ao tirá-lo do pódio, mas sem chance de colocar pressão nas inalcançáveis McLarens.
Antonelli, de 18 anos e estreando na Fórmula 1 nesta temporada, terminou em sexto e o britânico Lewis Hamilton (Ferrari) em oitavo.
Classificação do Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1:
1. Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes) os 308,326 km em 1h 28:51.587
2. Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes) a 4.630
3. George Russell (GBR/Mercedes) a 37.644
4. Max Verstappen (HOL/Red Bull) a 39.956
5. Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes) a 48.067
6. Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes) a 55.502
7. Charles Leclerc (MON/Ferrari) a 57.036
8. Lewis Hamilton (GBR/Ferrari) a 1:00.186
9. Carlos Sainz Jr (ESP/Williams-Mercedes) a 1:00.577
10. Yuki Tsunoda (JPN/Red Bull) a 1:14.434
bds/jld/gbv/ma/aam/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário