Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 1 de maio de 2025

Kamala Harris reaparece e acusa Trump: "Este governo abandonou os valores dos Estados Unidos"

O ex-candidato presidencial injeta encorajamento na base democrata com um breve discurso em uma gala beneficente em San Francisco. Kamala Harris reapareceu nesta quarta-feira, no momento em que o governo de Donald Trump completa 100 dias. A ex-vice-presidente dos Estados Unidos abandonou o perfil discreto que mantinha desde sua derrota eleitoral para criticar o presidente republicano em uma festa de gala beneficente organizada em San Francisco, cidade onde nasceu como política. "Em vez de promover os ideais mais elevados da América, este governo os abandonou totalmente", disse Harris no que foi seu primeiro discurso desde que deixou a Casa Branca com Joe Biden no final de janeiro.
Harris foi visto pouco desde então. Os fotógrafos raramente a fotografaram em Los Angeles, onde ela mora com o marido, o advogado Doug Emhoff. Uma dessas ocasiões foi após os grandes incêndios que destruíram as comunidades de Pacific Palisades e Altadena, onde se encontrou com alguns voluntários e bombeiros que lutaram contra as chamas.
A ex-candidata presidencial foi a oradora principal no 20º aniversário da Emerge, uma organização que preparou cerca de 6.000 mulheres para se juntarem às fileiras do Partido Democrata. A Emerge promoveu cerca de 400 candidatas em todo o país nas últimas eleições. Andrea Dew Steele, fundadora do grupo, coordenou a campanha de Harris para promotora distrital de São Francisco em 2003, cargo que a lançou na política nacional.
Com seu discurso na quarta-feira, Harris injetou energia na base democrata. "Eles [o governo Trump] estão contando com o medo para ter um efeito contagioso. Eles não percebem que não é a única coisa que é infectada. A coragem também, e os americanos estão criando coragem diante da maior crise econômica criada por um presidente na era moderna", disse Harris, que foi saudada de pé no Palace Hotel.
Com um discurso que mal ultrapassou 15 minutos, Harris se colocou de volta no centro das atenções. Ele fez isso em um momento em que seu partido está procurando vozes que falem alto e claro sobre os excessos de Trump e o caos que seu governo desencadeou em poucos meses.
"Estamos testemunhando um evento de alta velocidade onde uma agenda que está sendo elaborada há muito tempo está sendo implementada: cortes na educação pública, redução do governo, privatização de serviços. Tudo isso enquanto dá benefícios fiscais aos mais ricos. Estamos vivendo na visão do país desse grupo, mas essa não é a visão da maioria", disse Harris para encerrar. "Não estou aqui para oferecer respostas, mas para dizer que você não está sozinho. Isso provavelmente vai piorar antes de melhorar, mas estamos prontos para lutar", acrescentou.
O reaparecimento da ex-vice-presidente ocorre após semanas de rumores de que ela está considerando lançar uma campanha para o governo da Califórnia, o grande saque de seu partido nos Estados Unidos. O atual governador, Gavin Newsom, chega ao fim de seu mandato sem chance de ser reeleito em 2026. Vários perfis democratas e alguns republicanos já anunciaram sua intenção de participar das eleições do outono de 2026. Mas Harris, que recebeu 9,2 milhões de votos no ano passado no estado, se tornaria imediatamente o favorito esmagador.
Harris continua a receber doações, apesar de sua perda. As eleições de 2024 ultrapassaram 1.500 milhões de dólares em apoio, sendo a segunda disputa mais cara da história, atrás da eleição presidencial de 2020. O ex-vice-presidente continua a solicitar recursos por meio do Harris Fight Fund, um comitê que recebe apoio do Partido Democrata nacional e de agências estaduais. A ex-candidata tem cerca de US $ 4,5 milhões em suas mãos para gastar.
"Hoje, à meia-noite, o partido faz seu primeiro grande fechamento de doações desde a última eleição", disse o fundo em uma mensagem enviada a seus apoiadores na quarta-feira. "A imprensa e o governo estarão observando esses resultados para saber quanto entusiasmo há para impedir a agenda de Trump", acrescenta a mensagem, que solicitava ajuda entre US $ 3 e US $ 250. No verão, sabe-se se parte desse dinheiro é investido na campanha de Harris como governador.
Louis Paul Beauregard/Los Angeles/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário