Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 6 de junho de 2025

No Dia do Meio Ambiente, Prefeitura lança Pacote Verde com foco na sustentabilidade e resiliência climática

Conjunto de ações inclui o plantio de 120 mil árvores, criação de novas áreas de conservação, modernização da frota de coleta de lixo com veículos a biometano e expansão de bosques urbanos. No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Paulo lançou um importante plano com foco na sustentabilidade e resiliência climática. O prefeito Ricardo Nunes anunciou nesta quinta-feira (5) um plano abrangente, chamado Pacote Verde, que inclui o plantio de milhares de árvores, a criação de novas unidades de conservação, a modernização da frota de coleta de resíduos com veículos movidos a biometano e pagamentos para pessoas protegerem áreas de interesse ambiental. Além disso, foi feita a entrega simbólica das chaves de quatro caminhões de coleta de resíduos movidos a biometano.
Ao fazer o anúncio, o prefeito Ricardo Nunes demonstrou que a Prefeitura realiza uma série de ações, com um investimento de R$ 40 bilhões nos últimos dois anos em ações ligadas ao meio ambiente e mudanças climáticas, e com isso sai da teoria e resolve na prática. “Hoje a cidade de São Paulo comemora o Dia do Meio Ambiente com muitos motivos para verdadeiramente celebrar. Só hoje, estamos apresentando 112 veículos movidos a biometano, que é um produto produzido em nossos próprios aterros e que emite 95% menos dióxido de carbono. Também podemos comemorar o pagamento do PSA, que é o Pagamento por Serviços Ambientais, um programa em que a Prefeitura paga um valor a propriedades de interesse ambiental para que permaneçam preservadas”, detalhou o prefeito Ricardo Nunes.
Como parte das ações de conscientização sobre o meio ambiente, diversos pontos simbólicos da cidade, como o Gabinete do Prefeito, o Viaduto do Chá, a Ponte Estaiada e a Biblioteca Mário de Andrade, receberão iluminação especial na cor verde, em referência à preservação ambiental e à transição energética em curso no município.
“Temos a meta de plantar 120 mil árvores neste ano. Até maio, já chegamos a 50.037 árvores”, completou Nunes, lembrando que ontem anunciou a implantação de 20 novos bosques urbanos, totalizando 50 até 2028, e 100 jardins de chuva, com a meta de alcançar 1.000 até 2028, melhorando a qualidade do ar, da água, do solo e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas que vivem, trabalham e visitam o São Paulo.
Também nesta quinta-feira (5), a Prefeitura assinou um Protocolo de Intenções com as empresas Matrix Energia e a Huawei para implementar o BESS (Battery Energy Storage System), um conjunto de baterias de grande porte integradas a carregadores ultrarrápidos, instalados nas garagens dos ônibus. A adoção dessa nova tecnologia possibilitará superar limitações na infraestrutura elétrica, reduzir a dependência da concessionária Enel e cumprir o Programa de Metas, que prevê ônibus de energia limpa em substituição ao diesel.
Essas ações se somam a várias outras realizadas pela Prefeitura, como a ampliação de áreas de preservação de mata pública, que vão saltar de 15% para 26% de todo o território, após a declaração de 32 áreas particulares de mata como de utilidade pública — o equivalente ao tamanho da cidade de Paris em preservação ambiental “ad aeternum”.
Graças a essas iniciativas, a cidade que tem se destacado em todas as ações de infraestrutura climaticamente resilientes e foi reconhecida pela ONU, pelo quarto ano consecutivo, como destaque na preservação adequada e no manejo sustentável de árvores e florestas urbanas.
Também foi lançado o edital para o Inventário Municipal Arbóreo, que visa mapear as árvores nas ruas da cidade, além da assinatura de criação de duas novas Unidades de Conservação: a Floresta Municipal Fazenda Castanheiras (FLOMU) e o Monumento Natural (MONA) Pico do Votussununga – Morro do Cruzeiro.
“Nós já lançamos o processo licitatório do inventário municipal arbóreo, que vai se tornar uma realidade aqui na cidade e a gente vai poder, além de catalogar, ter um trabalho proativo e conhecer melhor as árvores da capital”, disse o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.
Ao fazer esse mapeamento, a Prefeitura tem melhores condições para preservar e ampliar a cobertura vegetal da cidade, que recebeu o certificado de "Cidades Árvore do Mundo" (Tree Cities of the World), que valida o quanto a capital paulista é muito mais verde do que cinza. De 2021 a 2024 foram plantadas mais de 200 mil árvores e, só neste ano, serão outras 120 mil novas espécies.
Outra ação importante realizada nesta quinta foi a entrega simbólica de cheques do Programa de Serviços Ambientais (PSA) a novos agricultores. O PSA Mananciais é considerado um dos maiores programas do mundo em relação a valores pagos a pequenos produtores com imóveis de até dois hectares, e o maior do Brasil em todas as demais classificações. Além disso, mais de 1.200 novas mudas arbóreas foram plantadas simultaneamente nos parques municipais e algumas unidades escolares e de saúde da Prefeitura.
De acordo com Rodrigo Ashiuchi, a Prefeitura chega a “mais de R$ 840 mil dedicados àquelas pessoas que muitas vezes são esquecidas, mas que têm uma contribuição muito importante e nesta gestão elas têm o devido holofote, fazem a diferença na preservação do meio ambiente em seus pequenos espaços, nas suas pequenas casas, nos sítios, enfim, a gestão do prefeito Ricardo Nunes reconhece o significado e a importância do trabalho dessas pessoas”, destacou.
Veículos sustentáveis
A Prefeitura também apresentou nesta quinta os avanços na modernização da frota de coleta de resíduos com foco em sustentabilidade e redução de emissões. Na coleta domiciliar, 26 caminhões compactadores movidos a biometano já estão em operação, com previsão de mais 120 unidades até o fim do ano. Além disso, 23 triciclos e quadriciclos elétricos estão atuando em comunidades, com mais 7 em fase de implementação.
Na coleta de resíduos de saúde, já operam 7 caminhões a biometano, e outros 9 estão a caminho. O transporte final de resíduos também está sendo reforçado com 27 carretas movidas a biometano em funcionamento e mais 8 prestes a iniciar a operação. A frota ainda conta com 3 veículos elétricos de apoio e 8 movidos a gás.
“Na renovação das concessões, o prefeito nos determinou um investimento muito grande na nova tecnologia de tratamento de resíduos, e é importante levarmos essa mensagem para que a população faça a sua parte, melhorando a separação dos resíduos recicláveis na origem. Assim, podemos ter um melhor aproveitamento, valorização dos resíduos, além de integrá-los a uma cadeia de economia circular”, disse o diretor-presidente da SP Regula, João Manoel da Costa Neto. “Os veículos que temos aqui são movidos a gás. O prefeito visitou recentemente a central de reciclagem de resíduos, o aterro na Zona Leste, onde captamos o gás, transformamos em biometano e já abastecemos esses veículos”, completou.
Programação
A programação do Junho Verde já está em andamento. A abertura oficial ocorreu na segunda-feira (2), com uma aula magna sobre Educação Ambiental na Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ). No dia 3, foi iniciado o ciclo de encontros “Diálogos VerdeAzul”, no auditório da Uninove – unidade Vergueiro. Os próximos encontros estão marcados para os dias 10, 17 e 24 de junho, com foco na articulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade.
Ao longo de todo o mês diversos pontos da cidade receberão atividades gratuitas. A população poderá participar de trilhas ecológicas, aulas de yoga, ginástica, meditação, dança, caminhadas educativas, contação de histórias, oficinas artísticas e distribuição de mudas. As ações são voltadas à sensibilização sobre a preservação ambiental e à valorização da natureza no cotidiano urbano.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário