O vereador Rafael Ranalli (PL) sugeriu ao secretário municipal de Educação, Amauri Monge Fernandes, o retorno do modelo de escolas cívico-militares à rede municipal de ensino de Cuiabá. A proposta foi apresentada durante a presença do secretário na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (5). Ranalli ressaltou a experiência de Amauri à frente do programa de escolas cívico-militares na rede estadual e sugeriu que o mesmo modelo seja implementado no município. “Fico muito feliz em ver alguém com um ponto de vista político parecido com o meu estar à frente da Pasta da Educação, que cuida das nossas crianças. Como presidente da Comissão da Criança, peço que encaminhe a possibilidade de levar o programa das escolas cívico-militares para a rede municipal de ensino”, afirmou o parlamentar, que também é policial federal.
Em resposta, Amauri relembrou sua atuação na Secretaria Estadual de Educação, quando o programa estadual foi ampliado de 7 para 29 escolas cívico-militares e, atualmente, já se aproxima de 100 unidades. O secretário destacou que o programa foi encerrado na esfera federal em 2023, com a decisão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de descontinuar o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim), o que afetou ao menos uma unidade em Cuiabá.
“No município, tínhamos uma escola vinculada ao convênio com o governo federal da gestão do presidente Jair Bolsonaro. Com o novo governo, o programa foi suprimido. No âmbito estadual, atuando como Executivo da Rede Estadual, ampliamos o número de escolas cívico-militares para quase 100, mantidas pela Polícia Militar ou pelo Corpo de Bombeiros”, explicou.
Amauri anunciou que a Secretaria Municipal de Educação já avalia a reinstalação do programa em ao menos uma unidade.
“A comunidade da Escola Municipal Maria Dimpina (Lobo Duarte) já manifestou o desejo de retomar o modelo cívico-militar. Estamos estudando como viabilizar esse retorno. É um programa que deu certo e que a educação municipal precisa repensar”, afirmou.
Em outubro de 2023, a comunidade escolar da EMEB Maria Dimpina, localizada no bairro Coxipó, foi surpreendida com o anúncio de redimensionamento da unidade. A escola, que funcionava com o modelo cívico-militar até o 9º ano, passou a atender apenas do 1º ao 5º ano, enquanto as turmas finais foram transferidas para a rede estadual.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário