Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

domingo, 29 de junho de 2025

VÁRZEA GRANDE: A 44ª edição da Festa de São Pedro, realizada neste domingo (29), consolidou o turismo em Bonsucesso

A 44ª edição da Festa de São Pedro, realizada neste domingo (29), consolidou Bonsucesso, distrito ribeirinho e bicentenário de Várzea Grande, como um dos maiores símbolos de tradição, fé, turismo e gastronomia do Município. A celebração, que atraiu centenas de pessoas, marcou uma virada histórica ao unir católicos e evangélicos em uma programação popular, com destaque para a participação ativa da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli, ambos do PL.
Desde as primeiras horas da manhã, a prefeita esteve presente na comunidade, participando da alvorada, tomando café com os voluntários e, principalmente, colocando a mão na massa, literalmente. Flávia ajudou na preparação da tradicional refeição servida na festa: peixe frito com arroz branco, molho e salada. “As pessoas puderam vir hoje e conhecer um pedacinho de Várzea Grande. A Rota do Peixe é Bonsucesso, que hoje também é a Rota do Turismo. Isso aqui é política pública de verdade: cultural, educacional e religiosa. É um patrimônio imaterial que une gerações e reafirma nossa identidade”, afirmou a prefeita, emocionada ao acompanhar a procissão de São Pedro.
Acompanhada da festeira Gika de Magalhães, da rainha da festa, Antônia Ferreira de Magalhães, e do rei, Alex Gerônimo, a prefeita participou também da procissão, da missa e do levantamento de mastro em homenagem a São Pedro. Destacou que a valorização da cultura local precisa estar acima de disputas partidárias. “Independe de gestão ou partido. Isso é sobre preservar nossas raízes. São Pedro é o apóstolo que edificou a Igreja. A fé do nosso povo é o que mantém essa tradição viva, ano após ano”, completou.
“Essa festa representa a alma do povo de Várzea Grande: acolhedora, trabalhadora e cheia de fé. Participar da Festa de São Pedro, aqui em Bonsucesso, é sentir de perto a força da nossa cultura ribeirinha. É por isso que, junto com a prefeita Flávia Moretti, seguimos apoiando iniciativas como essa, que unem religião, tradição e desenvolvimento para toda a cidade”, disse o vice-prefeito Tião.
A festa também foi um grande exemplo de mobilização comunitária. Para a festeira Antônia, ser escolhida como rainha da festa foi um reconhecimento à dedicação de uma vida inteira. “Desde que aprendi a limpar peixe, eu ajudo. Agora fui escolhida como festeira e rainha, é uma honra. Deixo tudo para estar aqui, cozinhando, servindo. Isso é felicidade pura”, disse, com um sorriso orgulhoso.
O vereador e pescador Braz Jaciro (PSDB), nascido em Pai André, comunidade vizinha, reforçou a importância da festa para os ribeirinhos. “Todos aqui dependiam do peixe para sobreviver. A festa é a celebração dessa história. Agradeço à prefeita Flávia Moretti por manter viva essa tradição tão bonita e necessária”, declarou.
A organizadora Gika de Magalhães destacou o fortalecimento econômico que a festa proporciona à comunidade. “A feira gastronômica foi formada apenas por moradores. Toda a renda circulou dentro da comunidade. Isso valoriza nossa cultura e gera renda. Agradecemos todos os parceiros, inclusive os deputados e o apoio da Prefeitura”, ressaltou.
INCLUSIVA – Este ano, uma novidade importante foi a inclusão de um momento evangélico na véspera da festa, celebrando a palavra de Deus com louvores e orações. “A fé une, não separa. A religião não salva ninguém sozinha. O que salva é o amor ao próximo. E essa festa mostrou isso”, afirma Gika.
UNIÃO – Um dos momentos mais simbólicos da festa foi o almoço comunitário gratuito, servido a todos os visitantes. Foram preparadas 4 toneladas de peixe, 50 pacotes de arroz de 5 kg, 70 fardos de óleo com 6 litros cada e uma grande quantidade de salada com produtos da própria região. Tudo preparado com a força dos voluntários e com o apoio da comunidade.
Para Lourdes Carmen de Lima, que pela primeira vez foi voluntária, a emoção foi única. “Sempre vim para festejar. Este ano vim para ajudar. Estou feliz, de alma lavada. Quem conhece Bonsucesso sabe que isso aqui é abençoado por Deus”, declarou.
O pescador Osvaldo Catarino da Rosa, que há mais de 40 anos participa da festa, também fez questão de ajudar a fritar o peixe. “Minha vida toda foi pescando. Mesmo com as dificuldades hoje, eu quero estar aqui. É minha história, minha gente”, disse.
E para dona Maria do Carmo, de 83 anos, a festa é missão de vida. “Minha tia me passou a responsabilidade de carregar São Pedro. Ele fica na minha casa. Eu tremo, mas venho. Isso é promessa, é devoção”, contou, emocionada ao esperar a procissão com o andor em mãos.
RESILIÊNCIA – Além de estar presente em cada momento da festa e de falar à população, a prefeita Flávia Moretti conversou com a imprensa e pontuou sobre os primeiros seis meses de gestão.
“Esse momento de fé também é um tempo de gratidão pelas conquistas desses primeiros seis meses à frente da Prefeitura. Foram dias desafiadores, mas com muito trabalho e compromisso começamos a virar a chave de Várzea Grande. Estar aqui, em oração com o povo, também é uma forma de renovar as forças para os próximos passos e seguir firmes na construção de uma cidade mais digna, humana e acolhedora”.
Para a Chefe do Executivo, a 44ª Festa de São Pedro foi mais do que uma comemoração religiosa, “foi uma demonstração de identidade, fé e pertencimento. Em meio ao cheiro do peixe frito, orações e sorrisos, Bonsucesso mostrou para todos que o que Várzea Grande tem de melhor: o seu povo”, finalizou.
Assessoria/Adilson Costa/Caminho Político
📲 📰 Siga o Caminho Político nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário