Antes considerado uma das principais apostas do PL, o deputado federal Nikolas Ferreira (MG) tem causado crescente desconforto entre aliados de Jair Bolsonaro (PL) e no próprio núcleo familiar do ex-presidente. A avaliação é que o parlamentar tem adotado atitudes que sinalizam distanciamento do bolsonarismo, embora ainda dependa da base conservadora para manter seu capital político. O episódio mais recente envolve a divulgação de um vídeo, na noite de segunda-feira, 8, em que Nikolas critica a retórica “nós contra eles”, do PT. A campanha é uma tentativa de governo Lula (PT) manter o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
A crítica ocorreu no mesmo dia em que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou declaração em defesa de Bolsonaro, o que foi lido por aliados do clã como um movimento de sobreposição do deputado mineiro a Eduardo Bolsonaro (PL-SP), responsável pelas articulações internacionais do pai.
Parlamentares próximos ao ex-presidente disseram a O Antagonista que a publicação de Nikolas foi recebida como um gesto de indiferença em relação à atuação de Eduardo nos EUA.
O próprio deputado federal teria se incomodado com a atitude. “A sinalização que o Nikolas deu é que ele tenta, mais uma vez, romper com o bolsonarismo, mas sem ter a coragem de fazê-lo porque ele precisa do bolsonarista raiz para ter engajamento”, afirmou à reportagem, sob reserva, um aliado de Bolsonaro.
O desgaste entre Nikolas e o ex-presidente não é recente. Durante as eleições municipais de 2024, o deputado mineiro apoiou o influenciador Pablo Marçal (PRTB) na disputa pela prefeitura de São Paulo, contrariando a orientação de Bolsonaro, que declarou apoio ao atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB). O ex-presidente foi pego de surpresa pela manifestação de Nikolas.
Em outro momento de tensão, Bolsonaro se irritou com uma declaração do deputado ao portal Metrópoles. Na entrevista, Nikolas afirmou que só votou em Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara porque recebeu orientação direta do ex-presidente.
“Naturalmente, eu votaria no Marcel van Hattem (Novo), por alinhamento de ideias, por ser um amigo, por ser uma pessoa que, de fato, luta por pautas profundas aqui na Câmara”, afirmou na ocasião.
Levantamento da consultoria Bites, divulgado pela Folha de S.Paulo, mostra que o deputado ultrapassou Bolsonaro em engajamento médio por publicação. O ranking é liderado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Assessoria/Wilson Lima/Caminho Político
📲 📰 Siga o Caminho Político nas redes sociais
Instagram: https://www.instagram.com/caminhopoliticomt
Facebook: https://www.facebook.com/cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário