A importância de ampliar a presença feminina nos espaços de poder e os principais desafios para que isso ocorra foram os eixos centrais da palestra da deputada estadual Janaina Riva (MDB), realizada nesta sexta-feira (15), durante a Semana da Mulher na Política, na Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde. Ao abordar o cenário atual, Janaina destacou avanços recentes, como o maior número de vereadoras eleitas na história de Mato Grosso — 277 em 2024, representando 20% das cadeiras, um crescimento de 21% em relação à legislatura anterior. Ela também lembrou que, pela primeira vez, três mulheres exerceram simultaneamente mandatos na Assembleia Legislativa, ainda que de forma temporária, e ressaltou que as mulheres representam 51% do eleitorado estadual, o equivalente a 1,3 milhão de votantes.
Apesar desse potencial, a parlamentar observou que a participação feminina segue desproporcional à força eleitoral, resultado de barreiras estruturais, culturais e emocionais que dificultam o acesso aos espaços de decisão. Entre os desafios apontados, estão a sub-representação nos parlamentos e cargos executivos, a resistência interna nos partidos, a violência política de gênero, o menor acesso a recursos de campanha e a necessidade de conciliar vida política, pessoal e familiar.
Para Janaina, a presença de mais mulheres na política fortalece a democracia, diversifica o debate e amplia a criação de políticas públicas sensíveis às desigualdades sociais. Ela enfatizou que candidaturas femininas fortalecidas, cumprimento das cotas partidárias, democratização de recursos e redes de apoio são medidas essenciais para que essa representatividade se concretize.
“A representatividade não é apenas ocupar cadeiras, mas garantir voz, visibilidade e participação nas decisões. Quando a política nos inclui, ela inclui toda a sociedade”, afirmou.
Leis recentes reforçam atuação em defesa dos direitos das mulheres
Durante a palestra, a deputada também relembrou avanços legislativos obtidos recentemente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Ontem, foi promulgada a Lei do Parto Adequado, de sua autoria, que garante à gestante o direito a optar pela cesariana, a partir de 39 semanas de gestação, assegurando atendimento humanizado e respeitoso.
Outro marco citado foi a lei que assegura às mulheres o direito de ter acompanhante em consultas e exames, medida também de autoria da parlamentar. Ambas as legislações, segundo Janaina, são exemplos de como a presença feminina na política contribui para a criação de normas mais sensíveis às necessidades da população e capazes de promover mais dignidade no atendimento à saúde.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🎯Instagram: https://www.instagram.com/caminhopoliticomt
🎯Facebook: https://www.facebook.com/cp.web.96
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário