Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Gilmar Mendes diz que STF não aceitará impeachment de ministros por ‘vingança’ política

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira, 15, que o STF não aceitará pedidos de impeachment contra seus ministros motivados por retaliações políticas. A declaração foi dada durante uma participação surpresa no evento Fórum Direitos Já, realizado em São Paulo no Dia Internacional da Democracia. O encontro reuniu representantes de 11 partidos políticos e teve como objetivo organizar uma frente contra o avanço de candidaturas bolsonaristas ao Senado nas eleições de 2026.
“Não espero que o Senado venha a agir para buscar vindita [vingança] em relação ao STF. Impeachment deve ser um processo regular. Se for por conta do voto de um ministro, seria irregular. O STF não vai aceitar”, afirmou Gilmar, segundo a CNN Brasil.
Mais cedo, durante a inauguração da nova sede do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), também nesta segunda-feira, Gilmar Mendes criticou a postura do colega Luiz Fux no julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. Na ocasião, na noite desta segunda-feira, o ministro reforçou sua defesa da soberania nacional e da independência do Judiciário.
“É fundamental que se faça esse movimento em defesa da democracia e da soberania nacional. Nós vimos o quão ameaçada ela ficou nesse contexto, no qual exigiram que se interrompesse um julgamento em nome de interesses políticos estranhos”, declarou.
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pelo Supremo a 27 anos e 3 meses de prisão por envolvimento em uma trama golpista contra o Estado Democrático de Direito. Outros sete militares também foram condenados no mesmo processo. Bolsonaro se tornou o primeiro ex-presidente da história do Brasil a ser condenado por tentativa de golpe de Estado.
Gilmar também ironizou pressões externas sobre o sistema de Justiça brasileiro. Para ilustrar, disse que seria absurdo se, durante uma negociação comercial, o Brasil exigisse que os Estados Unidos revelassem os “arquivos do caso Epstein”.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário