Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 9 de setembro de 2025

LULA EM DESTAQUE: Confiança em Lula cresce junto ao eleitor, segundo pesquisas

As pesquisas divulgadas nesta segunda-feira tanto pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) quanto pela Genial/Quaest mostram a franca recuperação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) junto à Opinião Pública brasileira. No estudo da Quaest, Lula é visto com confiança por mais da metade da população.
Segundo o levantamento, 54% dos entrevistados afirmaram confiar no chefe do Executivo, enquanto 44% declararam não confiar nele. Apenas 2% optaram por não responder. O levantamento, que avaliou a percepção pública sobre diversas instituições e lideranças nacionais, entrevistou 12.150 brasileiros entre 13 e 17 de agosto, todos com idade acima dos 16 anos. A margem de confiança é de 95%.
Além da presidência da República, a pesquisa também analisou o grau de confiança em instituições como a Igreja Católica, a Polícia Militar, as Forças Armadas e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Instituições
Outro destaque do estudo é a percepção sobre o Supremo Tribunal Federal (STF). Exatos 50% dos brasileiros disseram confiar nos ministros da Corte, enquanto 47% declararam não confiar. A pesquisa foi realizada em meio ao julgamento do ex-mandatário neofascista Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentativa de golpe, o que pode ter influenciado a percepção pública sobre o tribunal.
O levantamento da Genial/Quaest buscou medir a temperatura da confiança institucional no Brasil em um momento de alta tensão política. A análise incluiu; além da Presidência e do STF, setores como forças de segurança e instituições religiosas, que tradicionalmente têm forte peso na opinião pública.
Eleições
Lula, já segundo a pesquisa CNT/MDA divulgada nesta tarde, lidera as intenções de voto para o primeiro turno das eleições presidenciais de 2026, com 36,2% dos votos. Ele é seguido por Jair Bolsonaro (PL) que, embora inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aparece com 29,7%. Neste cenário, as questões foram estimuladas, ou seja, os entrevistados recebem uma gama de opções.
Em seguida, vêm:
• Ciro Gomes (PDT) – 9,6%;
• Ratinho Jr. (PSD) – 6,9%;
• Ronaldo Caiado (União Brasil) – 2,8%;
• Romeu Zema (Novo) – 2,0%;
• Brancos e nulos – 9,5%;
• Indecisos – 3,3%.
No levantamento anterior, de junho, Lula aparecia com 31% e Bolsonaro, com 32%.
Foram feitas 2.002 entrevistas entre 3 a 6 de setembro, de forma presencial, em 140 municípios de todas as 27 unidades federativas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Condenação
Ainda segundo o levantamento da CNT, a maioria dos brasileiros, precisamente 57,6%, acredita na condenação de Jair Bolsonaro pelo STF em relação à sua liderança na trama golpista.
O estudo aponta que 49,6% dos entrevistados consideram “justa” uma eventual condenação do ex-presidente. Em contrapartida, 28,9% dos participantes da pesquisa preveem a absolvição de Bolsonaro. Entre esses, 36,9% avaliam que a absolvição seria o resultado adequado.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário