Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

PLENO MANDATO: Deputado Coronel Assis vota a favor da PEC das Prerrogativas e defende mandato parlamentar livre de perseguições

Com voto favorável do deputado federal Coronel Assis (União-MT), a Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (16), em primeiro e segundo turnos, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/21, conhecida como PEC das Prerrogativas. A medida prevê que somente com autorização da Câmara ou do Senado o Supremo Tribunal Federal (STF) poderá abrir processo criminal contra deputados ou senadores. Foram 344 votos favoráveis e 133 contrários no segundo turno da votação.
O deputado federal Coronel Assis defende que a PEC representa um marco para garantir o exercício do pleno mandato e resguarda a independência do Poder Legislativo em um cenário de polarização política e de perseguições a parlamentares de direita.
“Nós, deputados, fomos eleitos para representar o povo. Não podemos ter medo de subir à tribuna para criticar, denunciar e expor nossas opiniões. Hoje, infelizmente, vemos um ambiente de intimidação, no qual quem ousa questionar o Supremo Tribunal Federal passa a ser alvo de processos e perseguições. A PEC é uma garantia institucional que fortalece a democracia e assegura que a voz do povo continue ecoando no Parlamento”, afirmou Coronel Assis.
Transparência na votação
Durante a apreciação dos destaques, o parlamentar também votou pela supressão do trecho que previa votação secreta nos casos de autorização para processar deputados e senadores. Para ele, a decisão precisa ser tomada de forma transparente, permitindo que a sociedade saiba como cada parlamentar se posiciona.
A proposta de voto secreto foi rejeitada por não atingir o quórum necessário, e, dessa forma, a votação será aberta e realizada em até 90 dias após o recebimento da ordem do STF.
“O eleitor tem o direito de saber como pensa o seu representante. O voto aberto garante responsabilidade e reforça a confiança entre o povo e o Parlamento”, defendeu o deputado.
A aprovação da PEC das Prerrogativas é considerada por parlamentares da oposição como um passo importante no enfrentamento ao que classificam como excesso de poder e perseguição política. Para Coronel Assis, a medida é também um recado de fortalecimento institucional. “O Parlamento não pode ser silenciado. Esta PEC assegura que continuaremos firmes na defesa das liberdades e dos valores que representamos”.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário