A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou, na manhã desta quinta-feira (18), da abertura do Hackathon “Celeiro dos Campeões”, realizado dentro da GreenFarm 2025, no Parque Novo Mato Grosso. O espaço, localizado às margens da MT-251, é considerado a maior arena multieventos da América Latina e recebe, até sábado (20), uma das principais feiras do agronegócio do estado, com entrada gratuita ao público. Programação. A reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, destacou a relevância da feira e da competição para a formação acadêmica e para a sociedade. “Atividades como essa fortalecem a formação dos estudantes, permitindo o desenvolvimento de pesquisa, inovação e extensão, com reflexos diretos em sala de aula. Além disso, apresentam alimentos saudáveis, novas formas de produção, alternativas de sobrevivência e novas possibilidades de organização social”, afirmou.
A GreenFarm 2025 reúne leilões, palestras técnicas, espaço gastronômico e atrações culturais, movimentando negócios e experiências. Nesta edição, a grande novidade é a realização no Parque Novo Mato Grosso, oferecendo estrutura para abrigar milhares de visitantes. A expectativa é superar os números do ano passado, quando mais de 10 mil pessoas participaram e cerca de R$ 100 milhões foram movimentados
Dentro da programação, o Hackathon é organizado pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ/UFMT) e busca reunir acadêmicos, pesquisadores, profissionais e empreendedores para desenvolver soluções tecnológicas aplicáveis ao campo. Em quatro dias de imersão, as equipes multidisciplinares têm o desafio de criar protótipos que conectem inovação, sustentabilidade e produção agrícola. As três melhores propostas receberão premiações em dinheiro que totalizam R$ 12 mil, além de mentorias e certificações.
O professor João Costa Júnior, da área de Zootecnia de Precisão da FAAZ/UFMT e coordenador do Hackathon, reforçou a proposta da iniciativa: “Queremos desenvolver soluções que melhorem a produtividade sem perder de vista a sustentabilidade. O Hackathon vem mostrar que agro e sustentabilidade caminham juntos e que a tecnologia também pode ser acessível aos pequenos produtores, especialmente na Baixada Cuiabana”, destacou. Veja mais sobre sua fala no link.
Além da organização do Hackathon, a FAAZ/UFMT mantém um estande na GreenFarm, com a participação do professor Márcio William Roque e da Agroflora Consultoria Júnior — empresa júnior formada por estudantes de Agronomia e Engenharia Florestal. A iniciativa leva tecnologias e serviços como georreferenciamento, modelagem de terrenos e análises ambientais para produtores rurais, apoiando desde pequenos até grandes empreendedores.
Veja mais na rede social instagram da Agroflora.
A realização do evento conta com o apoio da UFMT, do Grupo Farmers e do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SECDEC).
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🎯Instagram: https://www.instagram.com/caminhopoliticomt
🎯Facebook: https://www.facebook.com/cp.web.96
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário