Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

UFMT organiza Hackathon no Greenfarm

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou, na manhã desta quinta-feira (18), da abertura do Hackathon “Celeiro dos Campeões”, realizado dentro da GreenFarm 2025, no Parque Novo Mato Grosso. O espaço, localizado às margens da MT-251, é considerado a maior arena multieventos da América Latina e recebe, até sábado (20), uma das principais feiras do agronegócio do estado, com entrada gratuita ao público. Programação.
A reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, destacou a relevância da feira e da competição para a formação acadêmica e para a sociedade. “Atividades como essa fortalecem a formação dos estudantes, permitindo o desenvolvimento de pesquisa, inovação e extensão, com reflexos diretos em sala de aula. Além disso, apresentam alimentos saudáveis, novas formas de produção, alternativas de sobrevivência e novas possibilidades de organização social”, afirmou.
A GreenFarm 2025 reúne leilões, palestras técnicas, espaço gastronômico e atrações culturais, movimentando negócios e experiências. Nesta edição, a grande novidade é a realização no Parque Novo Mato Grosso, oferecendo estrutura para abrigar milhares de visitantes. A expectativa é superar os números do ano passado, quando mais de 10 mil pessoas participaram e cerca de R$ 100 milhões foram movimentados
Dentro da programação, o Hackathon é organizado pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ/UFMT) e busca reunir acadêmicos, pesquisadores, profissionais e empreendedores para desenvolver soluções tecnológicas aplicáveis ao campo. Em quatro dias de imersão, as equipes multidisciplinares têm o desafio de criar protótipos que conectem inovação, sustentabilidade e produção agrícola. As três melhores propostas receberão premiações em dinheiro que totalizam R$ 12 mil, além de mentorias e certificações.
O professor João Costa Júnior, da área de Zootecnia de Precisão da FAAZ/UFMT e coordenador do Hackathon, reforçou a proposta da iniciativa: “Queremos desenvolver soluções que melhorem a produtividade sem perder de vista a sustentabilidade. O Hackathon vem mostrar que agro e sustentabilidade caminham juntos e que a tecnologia também pode ser acessível aos pequenos produtores, especialmente na Baixada Cuiabana”, destacou. Veja mais sobre sua fala no link.
Além da organização do Hackathon, a FAAZ/UFMT mantém um estande na GreenFarm, com a participação do professor Márcio William Roque e da Agroflora Consultoria Júnior — empresa júnior formada por estudantes de Agronomia e Engenharia Florestal. A iniciativa leva tecnologias e serviços como georreferenciamento, modelagem de terrenos e análises ambientais para produtores rurais, apoiando desde pequenos até grandes empreendedores.
Veja mais na rede social instagram da Agroflora.
A realização do evento conta com o apoio da UFMT, do Grupo Farmers e do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SECDEC).
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário