Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Prêmio Saúde é aprovado na Câmara e reforça compromisso com servidores

A proposta de lei complementar que altera dispositivos das leis complementares nº 505/2021 e nº 579/2025, promovendo ajustes na política de incentivos e gratificações da Secretaria Municipal de Saúde. A vereadora Maysa Leão (Republicanos) votou a favor da matéria, mas reforçou que a valorização dos servidores municipais ainda enfrenta desafios importantes.
“O Prêmio Saúde é uma conquista que reconhece o trabalho diário dos profissionais que atuam na linha de frente do SUS. Mas sabemos que essa regulamentação é apenas um passo. Ainda precisamos avançar em temas essenciais, como licença-maternidade, afastamento por doença grave, proteção em casos de luto e a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) de todas as categorias”, afirmou Maysa.
A lei traz ajustes importantes para corrigir distorções, aprimorar critérios de pagamento e mitigar as perdas ocasionadas pela nova regulamentação da insalubridade no município. Entre as principais mudanças, estão a individualização do pagamento do Prêmio Saúde, conforme o vínculo funcional de cada servidor, o reajuste da gratificação para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, a fixação de valores específicos do prêmio para médicos; cirurgiões-dentistas; técnicos de saúde bucal e atendentes de consultório dentário das equipes de Estratégia Saúde da Família; criação do complemento provisório de insalubridade para servidores em atividades com essa característica, e a atualização das regras para servidoras gestantes e lactantes, garantindo o pagamento proporcional do adicional de insalubridade durante o período de realocação.
Para Maysa, a aprovação representa o início de uma reestruturação na remuneração das categorias, mas ainda há muito a ser feito.
“Não podemos nos limitar a conquistas pontuais. Muitos servidores aguardam há anos por melhorias e ajustes em suas condições de trabalho. É nosso dever olhar para cada categoria com responsabilidade, garantindo direitos justos e dignidade no serviço público”, destacou.
A parlamentar reforçou que o diálogo com sindicatos e representantes das categorias foi fundamental para aprimorar o projeto.
“Ouvimos atentamente as necessidades de cada profissional e incorporamos mudanças importantes ao texto. É assim que se constrói uma política pública justa, clara e eficaz, baseada na valorização e no respeito ao servidor”, afirmou.
Encerrando, Maysa ressaltou seu compromisso com os servidores e com a população cuiabana. “Sem servidores, Cuiabá não funciona. Valorizar quem trabalha pelo nosso município é garantir atendimento de qualidade, dignidade e respeito a todos os munícipes. Seguiremos trabalhando para que cada categoria seja reconhecida e que nenhum servidor seja penalizado por cumprir seu dever com dedicação e comprometimento”.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário