Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Simpósio reforça compromisso efetivo com políticas públicas para pessoas autistas em Mato Grosso

A 5ª edição do Simpósio “Desafios e Perspectivas” sobre autismo em Mato Grosso, realizado nesta quinta-feira (4), na Assembleia Legislativa, evidenciou o avanço do debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no estado, reunindo parlamentares, especialistas e representantes da sociedade civil para defender políticas públicas efetivas, inclusão escolar e maior compromisso institucional com as famílias autistas.
O deputado Wilson Santos (PSD) destacou que o evento mostrou o avanço do debate sobre o autismo em Mato Grosso, um tema praticamente ausente nas décadas passadas. Ele ressaltou que o autismo deve ser compreendido como um transtorno do neurodesenvolvimento, e não como uma doença, e que sua identificação precoce permite acesso a terapias que reduzem sofrimento, isolamento e risco de depressão. Santos destacou que o Parlamento estadual tem dado atenção à questão do autismo. Segundo ele, há 14 leis de sua autoria e cerca de 30 leis elaboradas pelo Legislativo em vigor em Mato Grosso. O deputado defendeu que os instrumentos que ainda não produziram efeitos sejam ativados pelo Ministério Público, lembrando que a temática do autismo já faz parte da agenda dos Poderes, das instituições e dos orçamentos públicos municipais e estaduais.
Para o deputado, embora já existam “muitos avanços”, o autismo ainda é uma pauta relativamente nova para a sociedade e para as autoridades, o que demanda “simpósios, debates e discussões permanentes”. Wilson Santos afirmou que, em Mato Grosso, cerca de 40 mil pessoas foram identificadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e citou dados recentes do IBGE: o censo de 2022 registrou 2,4 milhões de brasileiros com diagnóstico de TEA, reforçando a necessidade de políticas públicas eficazes para garantir a inclusão e os direitos dessas pessoas.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário