Mobilix

Mobilix
A Mobilix, novo aplicativo de mobilidade desenvolvido em Mato Grosso Contato 65 99926-3743

Governo de Mato Grosso

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Despedida de Alan Sanches reúne lideranças políticas e familiares no Salão Nobre da Alba

Familiares, amigos e lideranças políticas de diferentes campos se reuniram na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na manhã deste domingo (18) para se despedir do deputado estadual Alan Sanches.
Às 9h, foi realizada uma missa no Salão Nobre da Alba, mesmo local onde ocorreu o velório na tarde de sábado (17), restrito a familiares e amigos próximos. No início da tarde, o corpo de Sanches foi sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. Prestaram homenagens a Sanches autoridades como o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), a presidente da Alba, Ivana Bastos (PSD), o líder do governo na Alba, Rosemberg Pinto (PT) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Duda Sanches, vereador de Salvador e filho do deputado, também falou à imprensa sobre os ensinamentos do pai. Duda disse que nunca imaginou viver esse momento e ressaltou a atuação do pai na medicina e na política.
“É difícil você não conhecer alguém que já tenha passado por suas mãos médicas, pelo seu carinho, pelo seu cuidado, que não tenha recebido a cura. E ele cuidava de muita gente, trabalhava incansavelmente numa dupla jornada entre a vida na política e o atendimento médico nas comunidades, para as pessoas mais humildes, atendimento que ele nunca parou de fazer, há mais de 30 anos fazia”, afirmou.
Segundo Duda, o legado que seu pai deixa é de trabalho e perseverança, de “um cara que veio do zero, de baixo, e construiu um nome. Um nome que vai ser lembrado sempre com muito carinho pelas pessoas”.
Deputado estadual, médico e ex-presidente da Câmara de Salvador, Sanches morreu na manhã do último sábado, aos 58 anos, vítima de um infarto fulminante. Ele chegou a ser socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu.
Vice-presidente nacional do União Brasil, partido ao qual Alan Sanches era filiado, ACM Neto afirmou que a morte do parlamentar foi uma grande perda política, uma vez que Sanches era um dos nomes de maior destaque do grupo na Alba, mas também representa uma perda pessoal.
“Um grande amigo, um grande conselheiro. Alan se tornou uma das pessoas mais próximas a mim nos últimos anos, teve um papel fundamental na hora mais difícil. Eu destaquei isso. Os amigos a gente conhece nas horas mais difíceis. E ele foi um amigo dessas horas duras, um amigo que nunca faltou, com os seus conselhos, suas palavras de sabedoria e de experiência”, disse.
O prefeito Bruno Reis, por sua vez, descreveu Sanches como um “excelente médico, grande político, um pai adorado pelos filhos e amigo leal”. “Alan fazia questão de todo dia atender nas comunidades. Conciliava a agenda dele de atendimento com o trabalho aqui na Assembleia e seu trabalho político no interior. Portanto, muita gente hoje está com o coração partido, porque teve a oportunidade de conviver com Alan, aprender com ele, se inspirar nele.”
Segundo a presidente da Assembleia Legislativa, Ivana Bastos, a tribuna não será a mesma sem Alan Sanches. “Fica a memória, a lembrança e o seu legado. E suprapartidário. Na hora que precisava atender o povo baiano, o Alan discutia, o Alan falava, mas o Alan não levava em conta isso, levava em conta o povo”, afirmou.
Conhecido por fazer oposição com responsabilidade, Alan Sanches mantinha uma relação cordial e até amizades com políticos de campos opostos. Deputada estadual pelo PSB, Fabíola Mansur o descreveu como seu amigo pessoal e disse que a perda da “voz firme de Alan, que briga pela Bahia” deixa um vazio. “Tem homens que, quando se vão, são esquecidos. Certamente esse não é Alan Sanches”, declarou.
“Nós temos aqui inúmeras pessoas que estão se emocionando pela partida dele, mas ele é um cara tão marcante que a memória estará viva em nossos corações. A Assembleia perde, com certeza, uma pessoa que ajuda no debate, que tem compromisso com a Bahia, competente e, particularmente, com o humor que quem conhece a Alan, [sabe que era] aquele cara que brigava com a gente aqui, discutia suas convicções, mas no fundo dizia: ‘Fabíola, eu te amo’, ‘Ivana, eu te amo’, ‘a gente está juntos nessa’, porque o compromisso dele era com a Bahia”, completou a parlamentar.
Rosemberg Pinto tem uma visão semelhante. Segundo o líder governista, mesmo que tenham estado tantas vezes de lados opostos da política, era perceptível a lealdade, o respeito e o comprometimento de Sanches com o que acreditava.
“Ele sempre foi uma pessoa que tinha uma defesa muito forte, mas também tinha um coração muito grande. Às vezes, a gente no embate falava determinadas coisas e depois ele vinha: ‘ô Rose’, ele me chamava assim, ‘você sabe que eu te amo e nós vamos resolver essas questões na próxima sessão’.”
O governador Jerônimo Rodrigues e o vice-governador Geraldo Júnior também marcaram presença na despedida do deputado. Jerônimo destacou que, além de homenagear Alan Sanches por questões diplomáticas, o fez pela relação que os dois mantinham a nível humano.
“Se vocês virem as minhas mensagens trocadas com Alan, é como ser político, mas como humano. De felicitações nos finais de ano, nas festividades, aniversário. Então sempre foi mantido com muito zelo. Os encontros meus com Alan eram muito humanizados, de abraço, de reconhecimento”, disse.
Sepultamento
Depois da missa, o corpo do deputado Alan Sanches foi levado para o Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, onde foi enterrado sob fortes aplausos de amigos e colegas – tanto da política como da medicina.
A quantidade de pessoas presentes e visivelmente emocionadas ajudava a dimensionar o carinho por Sanches. Enquanto o corpo era sepultado, era possível ouvir clamores como “não vai embora, doutor” e sussurros de “perdemos um amigo de verdade”.
Os presentes se despediram pela última vez cantando músicas como “Amigos para sempre”, de Jayne, e “Segura na mão de Deus”, do Padre Marcelo Rossi.
Defensor da saúde
Formado em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) antes mesmo de entrar na política, Sanches se dividiu entre as duas paixões até o fim da vida. A formação em Ortopedia contribuiu para que ele tivesse participação ativa em debates relacionados à saúde pública, financiamento do SUS, estrutura hospitalar e políticas de atendimento tanto no âmbito municipal quanto estadual. Entre as pautas que defendia, estava a priorização das necessidades dos pacientes na fila da regulação.
Quem trabalhou com ele viu de perto a dedicação que tinha aos pacientes. É o caso de Marta Maria Ferreira, líder comunitária que atuou ao lado de Alan Sanches pelos últimos cinco anos em postos de saúde de Itapuã.
“No dia da Lavagem do Bonfim ele fez 8 km e no dia seguinte, na sexta-feira, sete da manhã ele já estava na clínica atendendo o povo dele, que era o amor que ele tinha. As pessoas faziam questão de ser atendidas por ele. Tinha dias que ele não ia, mas tem uma equipe de médicos que trabalha com ele. Então, quando ele não vinha o povo dizia: ‘ah, não quero não, só quero ele’, e eu falava: ‘gente, mas todo mundo aqui é médico’. E as pessoas diziam que só queriam o doutor Alan”, contou, emocionada.
Eduardo Luz, de 59 anos, é prova viva dessa relação entre o Dr. Alan e seus pacientes. Foi operado por Sanches há 22 anos, enquanto trabalhavam juntos numa campanha política. Desde então, só se cuidava com ele.
“Quando eu soube da notícia eu estava em casa. Desmaiei, minha esposa também. Doutor Alan era um médico exemplar, um bom pai e um amigo muito bom também. Eu já chorei aqui, já sorri também lembrando dele. Cheguei aqui [na Alba] era cedo ainda, 6h”, disse. “Eu brincava muito com ele porque nós dois temos Eduardo no nome e somos de janeiro. Ele fez 58 dia 13 e eu fiz 59 dia 16.”
Assessoria/Maria Raquel Brito/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário