Mobilix

Mobilix
A Mobilix, novo aplicativo de mobilidade desenvolvido em Mato Grosso Contato 65 99926-3743

Governo de Mato Grosso

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

OPERAÇÃO “GORJETA” EXPLODE NA CÂMARA DE CUIABÁ: Chico 2000 é afastado, Chiroli e servidores viram alvo por desvio de emendas

Ação da Deccor cumpriu 75 ordens judiciais, bloqueou R$ 676 mil, sequestrou veículos e imóveis, afastou o vereador Chico 2000 e dois servidores, e colocou o empresário João Nery Chiroli no centro de um esquema em que parte das emendas “voltava”.
A Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) cumpriu, na manhã desta terça-feira (27), mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal de Cuiabá durante a Operação Gorjeta, que investiga um esquema criminoso de desvio de emendas parlamentares contra o município, o Legislativo municipal e a Secretaria Municipal de Esporte. Dois servidores públicos e um vereador são alvos da operação, sendo que o parlamentar foi afastado do mandato.
Ao todo, os policiais cumprem 12 mandados de busca e apreensão e 12 ordens de acesso a dados armazenados em dispositivos móveis. As investigações apuram crimes de peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro, envolvendo ainda um instituto sem fins lucrativos, empresas privadas e um empresário.
Segundo a Deccor, o grupo teria se associado para direcionar emendas parlamentares a um instituto e a uma empresa específica, com parte dos recursos sendo posteriormente “devolvida” ao vereador responsável pela destinação da verba. A Justiça determinou a suspensão do exercício da função pública de dois servidores da Câmara e o afastamento do vereador investigado.
Além disso, foram impostas medidas cautelares contra seis investigados, incluindo a proibição de contato entre eles e com testemunhas, restrições de acesso à Câmara de Cuiabá e à Secretaria Municipal de Esportes, impedimento de deixar a comarca e a entrega de passaportes. A decisão judicial também determinou o bloqueio de R$ 676.042,32, o sequestro de veículos e imóveis, a suspensão das atividades do instituto investigado e a proibição de o Município contratar ou efetuar pagamentos às empresas envolvidas.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 💻Siga o Caminho Político nas redes sociais 💻
🌐www.caminhopolitico.com.br
🌐www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário