Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

"Distrito do município de Confresa pode receber a construção de Escola"

Indicação de Riva foi encaminhada para a Secretaria de Educação, com cópia para a Casa Civil. 
 
O distrito de Veranópolis, localizado a 28 km do município de Confresa, pode ser contemplado com a construção de uma Escola Estadual. A indicação foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), em dezembro do ano passado para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com cópia para a Casa Civil.

Riva justifica que a indicação foi apresentada para atender a população do distrito, que possui dificuldades para ter acesso a uma instituição de ensino. “Existe a necessidade do Governo do Estado viabilizar a construção de uma Escola Estadual no distrito de Veranópolis, na cidade de Confresa. Os moradores da localidade enfrentam problemas, como por exemplo, a longa distância das suas residências às demais unidades escolares”, explicou o parlamentar.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, o Estado possui a obrigação constitucional de fornecer meios suficientes para a promoção educacional, pois a educação é um direito de todos. “Sendo assim, a construção desta unidade de ensino fomentará oportunidades de acesso à educação na municipalidade, cumprindo o Estado com o seu dever”, afirma Riva.

EMANCIPAÇÃO 

 O distrito de Veranópolis é um dos 20 mato-grossenses que aguardam a votação no Congresso Nacional, do projeto de lei que regulamenta a Emenda Constitucional para os Estados voltarem a ter autonomia para legislar sobre a criação de novos municípios. A votação do projeto de lei deveria ter acontecido no último dia 30 de outubro.

Com atuação municipalista, Riva, idealizador da Associação Mato-grossense de Áreas Emancipandas e Anexas (Amea), garante que a emancipação contribui para o desenvolvimento das comunidades. “Todos os municípios criados registraram avanços. Por isso, criamos a associação para somar forças com o movimento nacional, para que os estados voltem a ter autonomia na criação de municípios”, lembra o deputado.

Ao todo, existem 56 processos aguardando parecer pela emancipação, 20 deles são de Mato Grosso que reúnem condições favoráveis para serem emancipados. São eles: Salto da Alegria, de Paranatinga; Capão Verde, de Alto Paraguai; Nova Fronteira, de Tabaporã; Nova Floresta, de Porto Alegre do Norte; Guariba, de Colniza; Nova União, de Cotriguaçu; Santa Clara do Monte Cristo, de Vila Bela; Rio Xingu, de Querência; União do Norte, de Peixoto de Azevedo; Espigão do Leste, São Félix do Araguaia; Novo Paraíso, de Ribeirão Cascalheira; Paranorte, de Juara; Boa Esperança do Norte, de Nova Ubitaran/Sorriso; Cardoso do Oeste, de Porto Esperidião; Santo Antônio da Fontoura, de São José do Xingu; Ouro Branco do Sul, de Itiquira; Conselvan, de Aripuanã; Japuranã, de Nova Bandeirantes; Veranópolis, de Confresa; e Brianorte, de Nova Maringá.

Assessoria de Imprensa da Presidência

Nenhum comentário:

Postar um comentário