Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 17 de abril de 2013

"Câmara de Infraestrutura e Logística se reúne amanhã"

Os participantes da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio estarão reunidos nesta quarta-feira, dia 17, a partir de 13h30, no auditório da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

Já a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Borracha Natural será realizada na tarde do dia 18, quinta-feira, na sala de reuniões do CNPA, térreo do edifício-sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

E na sexta-feira, dia 19, a partir das 9 horas, no Mapa, acontece a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Palma de Óleo.

Seminário pretende conscientizar sobre conservação do solo:
 Interessado em fortalecer a agropecuária brasileira na área de uso, manejo e conservação de solo e água, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP) promoveu nesta terça-feira, dia 16 de abril, o Seminário sobre o Dia Nacional da Conservação do Solo.

Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Caio Rocha, citou as ações desenvolvidas atualmente para viabilizar o desenvolvimento da agricultura. “Não há crescimento sem a preservação do solo, que é a base da agricultura. O setor agropecuário está trabalhando pela recuperação de áreas degradadas com a capacitação de técnicos e produtores rurais para a utilização de novas tecnologias”, ressaltou o secretário.

O Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pelo Mapa (Lei Nº 7.876) em 13 de novembro de 1989, no intuito de conscientizar governos e a sociedade sobre a importância do uso e manejo do solo na agricultura. “Neste sentido, o Mapa tem unido esforços para apoiar e desenvolver programas conservacionistas como o Plano ABC, que tem o desafio de consolidar uma Agricultura de Baixa Emissão de Carbono”, explicou Caio Rocha. O Plano, que liberou cerca de R$ 2 bilhões entre julho de 2012 e fevereiro deste ano, é composto de sete programas que utilizam novas tecnologias para elevar os níveis de produtividade das culturas e pastagens.

Desde a criação da lei 7.876, a produção de alimentos no Brasil triplicou. A safra de grãos 2012/13 deve chegar a 185 milhões de toneladas, 11% a mais que no ano anterior. Visando o crescimento de forma sustentável, o Mapa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) devem assinar, ainda este mês, um Acordo de Cooperação que permitirá a capacitação de produtores e técnicos agrícolas em novas metodologias agronômicas, especificamente as do Plano ABC.

Assessoria de Comunicação Social do Mapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário