O candidato ao governo de Mato Grosso, jornalista José Marcondes Muvuca, emitiu uma nota na manhã desta terça-feira (22), se recusando a participar de entrevistas e debates na TV Pantanal, de propriedade do empresário no ramo dos combustíveis, Aldo Locateli. Em nota à imprensa, Muvuca esclarece que faltou transparência na definição dos critérios e sequer houve reunião antecedente com as assessorias dos respectivos candidatos, como é comum nas emissoras que cobrem as eleições, não havendo sequer um sorteio aberto para a definição das datas.
O jornalista afirma que o 'pacote' veio fechado sendo que a única opção foi aceitar ou não, e diante diso, manifestou-se contrário a sua participação nos programas da emissora, mesmo que isso lhe cause algum prejuízo em termos de mídia, enquanto alega que não está preocupado com holofotes ou aparecer a qualquer custo, mas sim dentro de uma lógica democrática e propositiva como pretende conduzir sua campanha, com dignidade.
Confira na íntegra a nota do candidato José Muvuca sobre sua recusa:
"Eu, José Marcondes Muvuca, candidato ao governo de Mato Grosso, venho respeitosamente, de público, responder a proposta feita pela empresa TV Pantanal - pertencente ao senhor Aldo Locatelli, e cujo diretor de jornalismo é o senhor Antero Paes de Barros que também trabalha no marketing do candidato concorrente Pedro Taques, de ser entrevistado nos programas 'Matéria de Capa' e 'Opinião' bem como participar dos debates propostos pela emissora, entre os candidatos ao governo.
Ocorre que ao receber o convite, questionei os critérios e se não haveria uma reunião preliminar entre todos os concorrentes para definir detalhes e fazer o sorteio da participação de cada um, às claras. A posição da empresa foi de que tudo fora definido pela equipe interna e a única opção que eu teria seria a de concordar ou não. Tendo manifestado que a falta de transparência no sorteio, bem como falta de reunião com os candidatos ou suas respectivas assessorias para definir datas e detalhes é assunto imperativo para qualquer veículo que se proponha ser democrático e imparcial, decido não participar de nenhum programa ou debate de tal emissora em função dos fatos expostos.
Sendo só para o momento, agradeço desde já o convite, na expectativa de que a empresa possa oferecer a nós, candidatos (e estou falando exclusivamente em meu nome), uma forma mais transparente e democrática no encaminhamento de um tema tão sério que a democracia nos impõe. Lembrando que, mantenho minha decisão de participar de entrevistas e debates em todas as outras emissoras que fui convidado, pelo simples fato de ter havido reunião antecedente e demonstração inequívoca de que todos os candidatos concordaram com datas, critérios e participaram dos sorteios. Lembrando, sempre, que assumo os riscos de um eventual prejuízo em termos de mídia, por entender que não se deve buscar a exposição dos holofotes a qualquer custo, mas dentro de uma lógica democrática onde possa manifestar minhas propostas, mantendo minha dignidade.
José Marcondes 'Muvuca' candidato ao governo do estado pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS)."
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário