Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

"ARTIGO:Esquecemos os Andes - 1"

Em 1992 o empresário cuiabano Serafim Carvalho Melo reuniu através do Rotary Club de Mato Grosso um grupo de empresários, jornalistas, profissionais liberais e rotarianos, e viajaram em dois ônibus de Cuiabá a Cochabamba na Bolívia. Foi uma aventura, porque ninguém sabia se isso era possível por terra. Descobriu-se que era e descobriu-se junto um mundo sul-americano rico e generoso para o qual Mato Grosso sempre esteve de costas.
            Em 2000, o presidente da Federação das Indústrias, Carlos Antonio de Borges Garcia, reuniu outro grupo de empresários e dirigentes da Fiemt numa longa viagem de sete dias de ônibus entre Cuiabá e Lima, no Peru. Participei dessa viagem. Voltei absolutamente encantado com o mundo sul-americano que vimos. Começa ali na Bolívia, passa por fantásticas paisagens, climas, serras, culturas milenares que ainda se conservam intactas, pelos fantásticos Andes, pelo Chile e finalmente uma longa viagem no deserto pela histórica rodovia Panamericana.
            Os irmãos Márcio e José Lacerda, à época senador e deputado estadual, naturais de Cáceres, iniciaram uma cruzada de ligação de Mato Grosso com o Oceano Pacífico. Defendiam mais uma ligação histórica e política regional. Na verdade, era muito maior e o tempo provou isso. Participei junto Serafim, um grande apóstolo da integração regional, de uma série de viagens ao Chile, Argentina, Bolívia e Peru participando de caravanas e de eventos sobre a integração sul-americana. Lá e cá sempre existiram visionários sonhando com a integração cultural, econômica e política. De 1995 a 1998, Márcio Lacerda foi vice-governador de Dante de Oliveira. O assunto floresceu de novo.
            Viajei com Dante mais de uma vez a Cochabamba, a Santa Cruz de La Sierra e a La Paz, tratando de medidas políticas voltadas à integração. O tema-se base era o de ligar Mato Grosso ao Oceano Pacífico, cruzando de Cáceres à Bolívia, subindo a Cordilheira dos Andes, alcançando os portos marítimos do Pacífico de Arica e Iquique, no Chile, e os vizinhos portos peruanos de Ilo e Matarani. Falava-se na época em transportar a produção de grãos de Mato Grosso para aqueles portos que são muito sub-utilizados por pouca demanda de carga. As conversas se adiantaram muito nos dois governos de Dante de Oliveira (1995/2002).
            Em 2004 o governador Blairo Maggi organizou uma Caravana Estradeiro de Cuiabá a Lima, e voltou com a tese de que era inviável transportar soja através dos Andes. Errado. A idéia não é transportar soja. É integrar um mercado de 40 milhões de pessoas e que tem um PIB de 1 trilhão de dólares. O assunto continua amanhã.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso
onofreribeiro@terra.com.br    www.onofreribeiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário