O desembargador Juvenal Pereira da Silva, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) participou, nesta quarta-feira (14), da cerimônia de posse do ministro Ricardo Lewandowski e da ministra Cármen Lúcia nos cargos de presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal. Lewandowski foi eleito no último dia 13 de agosto, mas já ocupa a presidência do STF interinamente desde que o ministro Joaquim Barbosa se aposentou.
Mil e quinhentas pessoas foram convidadas para a posse. O presidente do TRE-MT enfatizou a importância do papel do presidente da Corte, que é responsável pela chefia do Judiciário nacional. "O ministro Ricardo Lewandowski possui os atributos necessários para esta função", avaliou.
Durante a posse, Lewandowski lembrou a importância institucional do STF no atual momento. “As matérias enfrentadas e as decisões proferidas repercutem não apenas na dinâmica dos Poderes, mas alcançam o modo de vida dos brasileiros”, afirmou.
Em seu discurso, Lewandowski disse que pretende melhorar a prestação do serviço do Judiciário à população, agilizando o julgamento de processos por meios eletrônicos e estimulando a resolução alternativa de conflitos.
Em nome dos ministros do Supremo, Marco Aurélio Mello defendeu em seu discurso o respeito à divergência de posições entre os magistrados da Corte. Segundo ele, o “diálogo construtivo entre todos os membros deve imperar” sob pena de o STF “dar exemplo de intolerância e autoritarismo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário