Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

"Voto Consciente: Estudantes do Projeto Social Bombeiros do Futuro participam de visita guiada ao TRE-MT"

Estudantes do Projeto Social Bombeiros do Futuro visitaram o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) na manhã desta quinta-feira. Cerca de 100 alunos com idade entre 09 e 15 anos, percorreram as dependências da instituição em visita guiada com explicações sobre atribuições do pleno, funcionamento de urnas, história e logística das eleições, além de conhecerem o Memorial da Justiça Eleitoral.
A aula de campo integra o Programa Voto Consciente, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), com propósito de introduzir aos jovens conceitos sobre relevância e significado do voto e o papel da Justiça Eleitoral.
No início do passeio, os alunos acompanharam os julgamentos da sessão plenária, no qual receberam boas vindas da Presidente em exercício, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, do diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), juiz - membro Agamenon Alcântara Moreno Júnior, do Procurador Regional Eleitoral Douglas Guilherme Fernandes e dos demais membros do Pleno.
A desembargadora Maria Helena destacou a função do TRE-MT: “Nossa missão é fazer valer a vontade popular sem nenhuma mácula. E desde a tenra idade que vocês têm, poderão acompanhar o processo eleitoral para que depois possam votar naqueles que vocês subjugarem melhor para conduzir os rumos do País.”
O diretor da Escola Judiciária Eleitoral e juiz - membro, Agamenon Alcântara Moreno Júnior, discorreu a respeito da formação da Corte, explicou um pouco das atividades de cada membro da Justiça Eleitoral e saudou a presença dos jovens: “Fico feliz em vê-los aqui. Espero que vocês tenham uma manhã proveitosa e que consigam sair daqui com conhecimento e experiência.” 
Conhecendo a Justiça Eleitoral 
Após conhecerem o pleno, os alunos assistiram a uma palestra sobre história da política e eleições, proferida pelo servidor Frederico Alvim, Chefe de Cartório da 55ª Zona Eleitoral. 
Para descontrair, os alunos participaram de uma eleição, votando nas urnas, em candidatos fictícios. Esse trabalho ocorreu sob coordenação do servidor Vinícius Martinez que esclareceu a eles sobre o funcionamento das urnas eletrônicas, função dos mesários e os efeitos do voto branco e nulo.
Para finalizar o passeio, os estudantes visitaram o Memorial da Justiça Eleitoral. Janis Eyer Nakahati, Secretária da EJE, relatou brevemente a trajetória da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, em ordem cronológica dos fatos, bem como a história do voto e democracia no Brasil, evolução das urnas com exposição do primeiro protótipo de urna eletrônica desenvolvida pelo TRE-MT e logística das eleições. 
O Cabo Moracy Gomes da Silva, que coordenou os jovens na visita ao TRE-MT, considerou a iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral como uma forma de desenvolver eleitores conscientes: “Conhecer o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso é uma grande oportunidade para todos nós. Ao final, eles farão uma redação mostrando todo conhecimento absorvido.”  
O estudante do 8º ano, João Gabriel Chavier de Almeida, 14, aponta a atividade que mais gostou no passeio: “Participar do treinamento de eleitores com candidatos fictícios foi muito legal, pois nunca havia votado. Quando eu tiver 16 anos, farei o título de eleitor para poder exercer meu direito.”  
Sobre o Projeto Social Bombeiros do Futuro 
“Bombeiros do Futuro” visa orientar os jovens com noções de primeiros socorros, preservação do meio ambiente, noções de saúde e higiene, educação para o trânsito, cidadania, civismo, atividades recreativas, prevenção de incêndios e prevenção às drogas, contribuindo com a formação de cidadãos íntegros. O projeto é desenvolvido desde 2006, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) atendendo crianças de 11 a 16 anos, matriculadas na rede pública de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário