Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 12 de junho de 2015

"Para evitar greve, vereadores fazem ponte entre os profissionais da saúde e o Executivo Municipal"

A fim de evitar a paralisação dos médicos da Capital na próxima terça-feira (15), a Câmara de Cuiabá irá intermediar a discussão entre a categoria e o Executivo Municipal. A intenção é que se chegue a um consenso a cerca da situação para que não haja a necessidade de greve.

“Vamos fazer um fórum de discussão até terça para debater este assunto. Nós, vereadores, nos comprometemos a trazer o 
Executivo para este debate e tentar evitar a greve, que só irá prejudicar a nossa população que depende do atendimento”, garantiu o presidente da Casa de Leis, vereador Julio Pinheiro (PTB).

A intervenção do Parlamento Municipal se deu após provocação do Sindicato dos Médicos. Representantes da entidade estiveram na Casa de Leis na noite desta terça-feira (11) solicitando o auxílio dos vereadores.

Na oportunidade, a presidente do Sindmed, Eliana Maria Siqueira Carvalho, fez uso da tribuna para explanar a situação dos profissionais da saúde. De acordo com ela, há um total descaso da Prefeitura com a categoria.

“Nós já tentamos conversar diretamente com o Executivo, o Judiciário já interviu, tanto que todos os acordos que fizemos foi perante junta de conciliação, e nada tem tido eficácia. Precisamos de uma intervenção efetiva, pois a Prefeitura não está levando a sério nem o judiciário e nem o papel que tem que desempenhar”, relatou Eliana.

A classe reivindica melhores condições estruturais de trabalho, bem como reajuste salarial com a incorporação do conhecido “mensalinho” a remuneração, e o pagamento referente ao a revisão no INPC.

“A Lei que garante a revisão do INPC não está sendo cumprida desde 2009. Há o decreto, mas não há o pagamento. Então estamos sem a correção dos valores há cinco anos. Já referente ao prêmio saúde, que é conhecido como mensalinho, o valor difere muito de um funcionário para outro e não tem vindo como bonificação”, relata.

Além disso, os profissionais ainda pleiteiam a contratação de mais médicos para suprir o déficit das unidades de saúde e, consequentemente reduzir a fila de espera do Sistema único de Saúde. 

De acordo com a presidente do Sindmed, atualmente há mais de 70 mil pessoas aguardando consulta, exames e outros procedimentos médicos. “O quadro de médicos está 50% defasado. Mais de dez especialistas lotados nas policlínicas já pediram demissão por conta do baixo salário. Outros ainda não pediram, porque a gente esta insistindo”, conta.

Diante do exposto, todos os vereadores se comprometeram em ajudar os profissionais nesta negociação. A frente deste embate está os vereadores Maurélio Ribeiro (PSDB), Ricardo Saad (PSDB) e Paulo Araújo. Todos ligados ao setor da saúde pública.

 Kamila Arruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos