Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

domingo, 17 de janeiro de 2016

"Mensagens em celular de empreiteiro mostram lista de interesses da OAS com Lula'

Mensagens obtidas pela Polícia Federal (PF) no celular do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro mostram nove assuntos de interesse do empresário que teriam sido tratados com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os tópicos, está uma extensa pauta de negócios internacionais e uma suposta ajuda à ex-secretária da Presidência da República em São Paulo e amiga de Lula, Rosemary Noronha, indicada para a função pelo então presidente. Rose foi investigada por suspeita de corrupção e tráfico de influência no exercício do cargo, na Operação Porto Seguro, em 2012.
De acordo com o jornal O Globo deste sábado (16), o capítulo referente a Lula é intitulado de “Brahma”, nome usado pelos executivos da OAS para se referirem ao ex-presidente. Um dos tópicos listados pelo PF neste capítulo diz respeito à “Pauta C/ Brahma (fevereiro/2013)”, com 12 empreendimentos listados pelo ex-presidente da OAS. Entre eles estão programas no Peru, na Bolívia, na África, no Oriente Médio e no Brasil.
O relatório detalha mostra o tópico “Solução para João Vasconcelos e Rose”, referente a outubro de 2014. A PF reproduziu a seguinte mensagem, atribuída a Pinheiro, condenado pela Justiça Federal na Operação Lava-Jato a 16 anos e quatro meses de prisão: “O nosso amigo voltou a se queixar sobre atenção ao rapaz que tínhamos pedido ao CHL. Segundo ele, o assunto não andou nada. Agradeceu e pediu para esquecer o assunto. Disse-lhe que pessoalmente iria chamá-lo para conversar com ele. Que encontraríamos uma solução”.

Segundo a reportagem, o interlocutor é César Mata Pires Filho, filho de um dos fundadores da OAS e ex-vice-presidente da OAS Engenharia. Em seguida, “CHL” fornece a César Filho os números dos telefones celulares de João Vasconcelos e de Rose.
A PF identifica “CHL” como Carlos Henrique Barbosa Lemos, que foi diretor-superintendente da OAS para a Região Sul. “Ao que parece, também poderá esclarecer eventuais pedidos feitos em favor de João Vasconcelos e Rose”, cita o relatório da PF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário