Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

"Comissão sobre rompimento de barragem em MG receberá laudo técnico de ONG"

A comissão externa da Câmara dos Deputados que avalia os desdobramentos e as consequências do rompimento da barragem da mineradora Samarco na região de Mariana (MG) vai receber nesta quarta-feira (3) um laudo técnico elaborado pela organização não governamental Fundação SOS Mata Atlântica.
O laudo aponta que, dos 18 pontos de coleta de água na bacia do rio Doce, 16 apresentaram Índice de Qualidade da Água (IQA) péssimo e 2 regular. A coleta foi feita entre 6 e 12 de dezembro, durante expedição da ONG que passou por toda a bacia do rio, somando 29 municípios.

“Com base no monitoramento que vem sendo realizado de forma independente pela sociedade e por autoridades, esperamos que seja possível planejar ações de recuperação de médio e longo prazo para a bacia”, disse a coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro.
A entrega do relatório está marcada para as 14h30, no Plenário 14.
Propostas da comissão
A comissão externa da Câmara é coordenada pelo deputado Sarney Filho (PV-MA), que já apresentou um relatório preliminar com sugestões de medidas para evitar desastres como o ocorrido em Minas Gerais.

O deputado propõe, por exemplo, alterações na Política Nacional de Segurança de Barragens para fortalecer as ações de prevenção e preparação na gestão de riscos. Outra proposta é o aumento do teto das multas em até 100 vezes o valor máximo, no caso de desastre ambiental, e a garantia de que o pagamento de multa não vai desobrigar o infrator de reparar os danos causados.
Sarney Filho também elaborou projeto que equipara a resíduos perigosos os rejeitos de mineração depositados em barragens que possam atingir comunidades em caso de rompimento. Esse projeto também prevê medidas para a redução e o melhor aproveitamento de rejeitos.
Da Redação – PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos