Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

"Comissão sobre rompimento de barragem em MG receberá laudo técnico de ONG"

A comissão externa da Câmara dos Deputados que avalia os desdobramentos e as consequências do rompimento da barragem da mineradora Samarco na região de Mariana (MG) vai receber nesta quarta-feira (3) um laudo técnico elaborado pela organização não governamental Fundação SOS Mata Atlântica.
O laudo aponta que, dos 18 pontos de coleta de água na bacia do rio Doce, 16 apresentaram Índice de Qualidade da Água (IQA) péssimo e 2 regular. A coleta foi feita entre 6 e 12 de dezembro, durante expedição da ONG que passou por toda a bacia do rio, somando 29 municípios.

“Com base no monitoramento que vem sendo realizado de forma independente pela sociedade e por autoridades, esperamos que seja possível planejar ações de recuperação de médio e longo prazo para a bacia”, disse a coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro.
A entrega do relatório está marcada para as 14h30, no Plenário 14.
Propostas da comissão
A comissão externa da Câmara é coordenada pelo deputado Sarney Filho (PV-MA), que já apresentou um relatório preliminar com sugestões de medidas para evitar desastres como o ocorrido em Minas Gerais.

O deputado propõe, por exemplo, alterações na Política Nacional de Segurança de Barragens para fortalecer as ações de prevenção e preparação na gestão de riscos. Outra proposta é o aumento do teto das multas em até 100 vezes o valor máximo, no caso de desastre ambiental, e a garantia de que o pagamento de multa não vai desobrigar o infrator de reparar os danos causados.
Sarney Filho também elaborou projeto que equipara a resíduos perigosos os rejeitos de mineração depositados em barragens que possam atingir comunidades em caso de rompimento. Esse projeto também prevê medidas para a redução e o melhor aproveitamento de rejeitos.
Da Redação – PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário