Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

"Várzea Grande é a primeira cidade do Estado a capacitar catadores de resíduos sólidos"

Parceria entre a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande (SMMDRS/VG) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT) vai capacitar catadores da cidade. O Município foi escolhido para ser o primeiro do Estado a receber o projeto “Pró-Catador” que tem como objetivo integrar, articular e fomentar ações de à organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. A capacitação será ministrada em forma de curso e nessa primeira etapa disponibilizará 30 vagas com foco em lideranças que possam multiplicar o conhecimento.
Como explica a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Helen Farias Ferreira, além da Sema/MT, o Município participará com o apoio das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. “No dia 15, iremos até o aterro sanitário apresentar o Pró-Catador e nessa ação, as equipes da Saúde e da Assistência Social estarão presentes levando informações pertinentes das suas Pastas e realizando aferição de pressão e o cadastro do Número de Identificação Social (NIS)”.

O curso será realizado nos dias 4 e 5 de março, na sede da secretaria municipal de Meio Ambiente, na Avenida Castelo Branco, e está dividido em quatro tópicos: Educação Ambiental, Associativismo e Cooperativismo, Economia Solidária e Gestão Financeira.
A gerente do Pró-Catador, e técnica da Sema/MT, Terezinha Rodrigues, explica que o curso é voltado para a prática do que os catadores vivenciam. “Eles serão agentes de gestão de resíduos sólidos com educação ambiental”.
Após a capacitação, a finalidade é confeccionarmos um plano de gestão de resíduos sólidos que seja pautado pela lei nacional, a 12.305. “As parcerias entre Estado, Município e catadores, têm a finalidade de traçar ações ecologicamente corretas na destinação dos resíduos sólidos e profissionalizar os catadores para que eles possam aprender a trabalhar com a reciclagem, visando a melhoria na qualidade de vida desses profissionais”, explica a secretária Helen.
O gerente de gestão de resíduos da coordenadoria de Políticas e Licenciamento de Resíduos Sólidos da Sema/MT, Ricardo de Sousa Carneiro, explica que há recursos, tanto do governo federal quanto de entidades internacionais para suporte à organização de associações e cooperativas. “Existem linhas de crédito específica para quem atua nos chamados empregos sustentáveis, para a melhoria do meio ambiente”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário