Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

"Zika já começa a prejudicar turismo no Brasil e atletas olímpicos temem em participar dos jogos em agosto"

55_genilton
O Brasil já começa a sentir os impactos do zika no turismo. Segundo as operadoras do setor, pedidos de cancelamento ou postergação de viagens têm partido de turistas estrangeiros, em sua maioria de grávidas e acompanhantes, que já representam quase 1% dos pacotes vendidos.
Para o deputado federal Daniel Coelho (PSDB-PE), a situação é resultado da negligência mostrada pelo governo federal no combate ao mosquito Aedes aegypti. “O mosquito já trazia problemas com a dengue. Não houve as medidas necessárias por parte do governo para se resolver a situação. Mesmo que daqui para frente o Brasil aja corretamente tentando eliminar o mosquito, dificilmente durante esse ano a gente não vai ter prejuízo”, disse.

Coelho ressalta que, além do prejuízo financeiro com o turismo, existe ainda a questão local. “Nós temos um verdadeiro desastre. Já são mais de uma centena de casos de microcefalia em decorrência do zika e são famílias que vão precisar de cuidados permanentes no futuro. Não é só a questão do impacto com o turismo, mas a preocupação com a própria população local. Esse é um problema que o Brasil vai ter que enfrentar”, lamentou.
O caos vivido em algumas regiões do país em relação à epidemia, de acordo com o deputado, é um reflexo de como o governo vem tratando a área da saúde nos últimos anos. “O governo negociou o Ministério da Saúde em troca de apoio parlamentar. Tem negociado as nomeações e trata o assunto simplesmente na base da distribuição de cargos sem nenhuma preocupação com  a saúde da população brasileira”, afirmou.
Olimpíadas
A iminência dos Jogos Olímpicos e o surto de Zika é uma preocupação para os atletas que vão disputar a competição no país. A goleira da seleção de futebol dos EUA, Hope Solo,  disse que, por causa da epidemia de zika e do desejo de engravidar no futuro, não viria ao Brasil caso as Olimpíadas começassem agora.
A informação foi dada em entrevista a revista “Sports Illustrated”, divulgada ontem (9). A atleta disse que se sente “muito desconfortável” com a situação no Brasil. Outra atleta da mesma equipe, que não quis se identificar, afirmou que a preocupação é maior do que nas duas últimas Olimpíadas, quando muito se falou sobre a poluição de Pequim e os possíveis ataques terroristas em Londres.
Além do Rio, as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e São Paulo sediarão os torneios masculino e feminino de futebol dos Jogos Olímpicos, em agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário