Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 9 de junho de 2016

"Secretário de Educação percorre escolas e dá acolhimento a novos docentes"

Pellentesque erat arcuO secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sílvio Fideles, percorreu pelas escolas municipais recepcionando os novos professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado. Na Escola Municipal de Educação Básica ‘Maria das Graças Pinto’, o titular da pasta conversou com a professora Cristiane dos Reis Pereira, que assumiu nesta quarta-feira (9) a sala de aula na unidade escolar.

O secretário explicou que o Processo Seletivo Simplificado cumpre determinação de órgãos de controle e, principalmente, apontamento do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).   No balanço feito pelo secretário, já foram chamados 203 professores e 195 Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI). “Estamos promovendo o chamamento para substituição de vagas de forma gradativa. Por dia são chamados 100 profissionais até preencher o número de vagas previstas para o setor de Educação, que é de 1.629, destes 400 vagas estão sendo preenchidas para professores de nível superior. A nossa responsabilidade é suprir a demanda e promover melhorias no setor. Várias escolas já foram entregues totalmente reformadas dentro dos padrões educacionais compatíveis com a qualidade de ensino”.
A diretora da escola ‘Maria das Graças Pinto’,  Adair Maria Moraes de Oliveira informou que a unidade escolar recebeu três professores, um para atuar no período matutino e dois no período vespertino. “Estamos felizes em receber esses novos profissionais na nossa escola e esperamos que eles possam contribuir ainda mais na qualidade de ensino de nossa unidade. Hoje atendemos 539 alunos do ensino básico e no período noturno, temos uma equipe que atende alfabetização de idosos do projeto Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA”.
A professora da unidade escolar, Cristiane Pereira disse que ficou surpresa com a receptividade dos alunos, no seu primeiro dia de aula na unidade escolar. “Toda a mudança causa impacto, mas a forma como fui recebida demonstra que os alunos estão sensíveis as mudanças”, comemorou.  
A professora disse ainda que dentro da atividade extracurricular dos alunos foi inserida a cultura varzeagrandense que está preparando os alunos para a festa junina e apresentação de quadrilha no ritmo de siriri e cururu, na valorização da cultura de nossa terra. “Quando a educação aborda os costumes e a tradição de nossa gente passa a ser de fácil assimilação porque convive no cotidiano de suas raízes. As aulas práticas se tornam atrativas e com conteúdo de fácil entendimento, dando bons resultados no aprendizado”, pontuou.
A festa junina na escola Maria das Graças Pinto será realizada nesta sexta-feira (10), das 17h às 22 horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário