Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 19 de abril de 2017

"Prefeitura entrega 750 metros de iluminação aos moradores do Santa Cruz II"

Os moradores do Santa Cruz II foram contemplados, na noite desta terça-feira (18), com a iluminação completa da avenida principal do bairro. Com 750 metros de extensão, 30 novos postes, com 60 braços no total, a região recebeu um vigor diferente que garantirá maior segurança no local, conforme o próprio prefeito Emanuel Pinheiro pontuou, ao lado do vice Niuan Ribeiro, e diante da comunidade.

"Só quem mora ou convive rotineiramente na região é capaz de dimensionar a importância de uma atitude aparentemente tão simples como essa. Uma rua escura é sempre um grande perigo para a população e ainda que a segurança seja um dever direcionado ao Estado, o município não deixará de fazer seu dever de casa para ajudar a avançar neste quesito. Tanto a iluminação pública como a limpeza de terrenos baldios devem ser ações básicas da Prefeitura, na garantia da sensação de tranquilidade e paz para o nosso povo. É por isso que esta gestão é pautada e feita nas ruas, pois são nelas que os problemas da sociedade cuiabana se encontram", afirmou Pinheiro.
Composto por lâmpadas de vapor metálico, os novos postes de luz possuem um diferencial em relação aos demais já existentes na região. O formato com braços mais longos certifica um alcance maior da iluminação, ao contrário dos antigos, que possuem desdobramentos mais curtos, permitindo que a luminosidade fique centralizada apenas nos pés do poste. Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, detalhes como estes contribuem significativamente para a qualidade de vida dos moradores da região.
"As lâmpadas de vapor de sódio, existentes no bairro há muito tempo, possuem um tom mais amarelado, dificultando a visibilidade. Já as de vapor metálico conferem maior claridade, o que naturalmente contribui para a segurança daqueles que transitam a pé no bairro. Além disso, aplicar a iluminação plena em toda a avenida muda completamente a forma como a comunidade encara a região. Com as vias claras e bem visíveis, fica mais confortável circular nelas em horários alternativos", revelou.
Para o presidente do bairro Santa Cruz II, Antonio Marques, a boa luminosidade afugenta a criminalidade, que não terá mais a escuridão ao seu favor. "O contraste entre como era e como ficou é absolutamente impressionante. Sem os postes de luz, a avenida principal estava à mercê das circunstâncias, colocando a vida dos pedestres em risco. Essa mudança ajuda a redefinir o comportamento da comunidade, que agora fica mais tranquila em ir ao mercado local a pé, além de se sentir mais segura para praticar caminhadas, um hábito muito comum entre os vizinhos, que havia se perdido", disse.
A retomada de simples hábitos é um dos principais pontos salientados por Suzana Côrrea da Costa, moradora da região há oito anos. Ao lado de suas duas filhas, ela comentou sobre o grande avanço que os 750 metros de extensão de iluminação trouxeram para sua família.
"Isso é qualidade de vida para todos nós, uma vez que tivemos que adotar posturas distintas a fim de não sofrermos com a insegurança que a falta de luz trazia. Ir ao mercado localizado na avenida principal só poderia ser feito de carro, mesmo morando há duas quadras de distância, e nossas caminhadas sempre foram praticadas no Parque Tia Nair, devido à escuridão. Com esta novidade, nos sentimos mais confortáveis para fazermos as coisas a pé no período noturno. Alguns comportamentos já não serão mais o mesmos a partir de agora", concluiu.
Participaram da solenidade de entrega o secretário-adjunto de Relações Comunitárias, Jonail da Costa, os vereadores Lilo Pinheiro e Diego Guimarães, o deputado estadual Valdir Barranco e a presidente do Conselho de Segurança do Bairro Santa Cruz II, Clau Souza.
RAFAELA GOMES CAETANO
Foto Luis Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos