CÂMARA MUNICIPAL de RONDONÓPOLIS - Presidente Rodrigo da Zaeli (PSDB)

CÂMARA MUNICIPAL de RONDONÓPOLIS - Presidente Rodrigo da Zaeli (PSDB)
Endereço RUA CAFELÂNDIA, 434 Bairro: LA SALLE RONDONÓPOLIS - CEP 78.710-050 - MT

A Assembleia Legislativa do Mato Grosso criou um aplicativo inovador para ajudar os cidadãos MT

Prefeitura de Cuiabá - Mutirão da Conciliação Fiscal

terça-feira, 27 de junho de 2017

"EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA: Rodeio feminino levará adrenalina para a 53ª Expoagro"

Muito se engana quem diz que rodeio não é lugar para mulheres. No ano em que completa sua 53ª edição, a Exposição Agropecuária (Expoagro) de Cuiabá levará para a arena do Parque de Exposições Jonas Pinheiro, de 12 a 15 de julho, o rodeio feminino, que será disputado na modalidade Bareback com montaria em cavalos. Promovido pelo Sindicato Rural de Cuiabá – responsável pela Expoagro – e organizado pela cowgirl sinopense Edna Antonowiski, o rodeio feminino contará com oito renomadas atletas mato-grossenses da Horse Jumping Team – considerada a única equipe de rodeio profissional feminino do mundo.

Segundo Edna, que também é apontada como um das mais experientes e premiadas competidoras da categoria, o Bareback Feminino é uma modalidade exclusivamente brasileira e se caracteriza pela prática de montaria em dorso limpo, sem sela e estribo, em que a competidora segura duas alças de apoio, ao invés de apenas uma como no masculino, sem obrigação de esporear ou deitar sobre o animal. Isto, dentro de um tempo regulamentar de oito segundos.

“É muita responsabilidade ser mulher e se arriscar numa modalidade radical. Montar qualquer um monta, difícil é parar. Exige muito equilíbrio. Aliás, o rodeio feminino possui poucas competidoras mundo afora. Há algumas representantes na modalidade ‘sela’ no Canadá e outras em montaria em touro nos Estados Unidos. No entanto, as atletas de Mato Grosso são profissionais e prometem um grande show – repleto de qualidade – na Expoagro”, destaca.

Edna complementa que, por outro lado, ainda há um longo caminho a se percorrer. “O desafio dentro da arena é fichinha. Difícil é o desafio antes e depois do rodeio. Ser mulher em uma profissão bastante masculina faz dobrar a nossa responsabilidade em representar com muita técnica o esporte e lutar contra o preconceito que, infelizmente, ainda existe. O que é um absurdo, pois esta é uma profissão como outra qualquer – feito veterinária ou agronomia, por exemplo”, pondera.

Para o vice-presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, o rodeio feminino chegará com força e será uma grande novidade para a Expoagro. “Contamos com cowgirls de renome e altíssima qualidade. Mulheres de coragem e que encaram o esporte com a mesma garra que os homens. Não perdem em nenhum quesito. Nós, como maior estado produtivo do Brasil, queremos valorizar a nossa cultura. Os nossos atletas. Será o maior evento de todos os tempos”, ressalta.

53ª EXPOAGRO – A 53ª Expoagro também é sinônimo de entretenimento de qualidade a preço acessível em Cuiabá. Ainda há ingressos do primeiro lote promocional – com unidades limitadas – disponíveis para compra, que podem ser parcelados em até três vezes sem juros no cartão. O público também contará com acesso livre à praça de alimentação, parque de diversões e expositores.

Em 2017, durante o dia, acontecerá a segunda edição do Fórum das Cadeias Produtivas, que acontece em paralelo de 10 a 14 de julho, no Pavilhão de Leilão do Centro de Eventos – com direito a uma extensa programação de palestras, painéis e workshops – que incluem atividades voltadas à Genapec, exposição de melhoramento genético, e à Rede Agro, com o compartilhamento de ações estratégicas em diversas áreas relacionadas à agropecuária.

Bruno Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário