Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

"Comitê busca soluções para recuperar áreas públicas invadidas"

O Comitê Municipal de Recuperação de Áreas Urbanas, formado pela Procuradoria-Geral e pelas secretarias de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Governo, Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária e Ordem pública, se reuniu na sexta-feira (18) para discutir estratégias para retomada de áreas públicas que estão ocupadas ilegalmente. O comitê foi montado com o objetivo de evitar ocupações irregulares em áreas públicas, área de preservação permanente (APP) e áreas verdes. A medida se faz necessária também por uma exigência do Ministério Público Estadual (MPE) ao Poder Executivo.


A Secretaria de Ordem Pública monitora as áreas ocupadas irregularmente. “Este é um trabalho delicado por isso montamos um Comitê, onde as ideias e estratégias debatidas serão encaminhadas para o prefeito Emanuel Pinheiro e só depois do aval iremos atuar de uma forma pacífica e humanizada, hoje temos 40 processos judicializados”, ressaltou Salles.

Para o secretário de Governo, Carlos Roberto da Costa, atualmente a população está atenta quando o assunto é apropriação ilegal de uma área. “A maioria da população está exigindo junto ao Ministério Público, que a prefeitura atue rapidamente. Recebemos diariamente denúncias de que áreas verdes, área de preservação permanente ou áreas de equipamento comunitário estão sendo ocupadas”, afirma o secretário. Ele ainda destaca que estas áreas de uso coletivo que são invadidas impedem que no futuro sejam utilizadas para o beneficio dos moradores. “Estamos estudando uma forma que todas estas áreas desocupadas, que não sejam áreas verdes ou APPs, possam ser construída escolas, creches, praças, parques, etc”, afirmou Carlos Roberto.

O próximo passo do Comitê é mapear todas as áreas públicas, seja de preservação permanente ou de uso comum e fazer a identificação com placas. A fiscalização será feita por satélite, drone e acompanhamento dos fiscais das secretarias responsáveis.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Juares Samaniego, destas pessoas que invadem áreas irregulares, existe uma estimativa que apenas 3% precisem de moradia. "Por isso, estamos atuando junto com a Assistência Social para fazermos um levantamento das famílias que realmente precisam de moradia”, relatou Samaniego.

JULIA MILHOMEM BATISTA
Marcos Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos