Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 26 de setembro de 2017

"RECUPERAÇÃO FISCAL: Com ampla discussão, PEC do Teto dos Gastos deverá ser votada até dia 4"

O governo tem até 30 de novembro para apresentar a proposta e viabilizar a renegociação da dívida com os estados. Em tramitação desde o final do mês de agosto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Projeto de Emenda Constitucional – PEC do Teto dos Gastos número 10/2017, deverá ser apreciado, em primeira votação, até o dia 4 de outubro. A informação foi dada pelo presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (PSB), nesta terça-feira (26.09), durante a audiência pública realizada para debater essa proposta.
Ela limita os gastos públicos nos próximos 10 anos. Botelho disse que proposta é necessária para que o estado retome o poder de investimentos e consiga economizar aproximadamente R$ 1,3 bilhão com a renegociação da dívida com a União. “Pretendemos votá-la no dia 4 de outubro em primeira votação. A partir daí poderá haver outra discussão ampliada e receber mais emendas antes da segunda votação”, afirmou o presidente. O governo tem até 30 de novembro para apresentar a proposta e viabilizar a renegociação da dívida com os estados. O parlamentar, ainda, explicou que a audiência pública, mesmo não sendo obrigatória para a análise de PEC, oportunizou a discussão ampliada com a sociedade organizada. Destacou que o objetivo é aprovar uma emenda constitucional que não prejudique os serviços públicos, mas que dê condições de o estado se recuperar economicamente. Conforme Botelho, os direitos dos servidores públicos também serão mantidos. Audiência Publica sobre a PEC do Teto de Gastos (Foto: Maurício Barbant/ALMT) “Os servidores terão garantidas nessa PEC a RGA e outras progressões, mas por outro lado, o estado não pode abrir mão de fazer a PEC e deixar de ganhar R$ 1,3 bilhão da União com a renegociação da dívida pública”, esclareceu. Sobre as emendas, informou que todas serão criteriosamente avaliadas para que não modifiquem a proposta. “Vamos passar um pente fino para não mudar a essência da PEC. Tudo será feito com muito critério”, assegurou.
Defende que a intensão é que a PEC limite os gastos primários que, segundo o deputado, inclui salários, gastos com combustíveis, custeio da máquina como limpeza e energia elétrica. Esses gastos ficarão congelados, sendo corrigidos pelo índice da inflação. Contudo, acrescenta, que a proposta não vai impedir o estado de investir em setores essenciais como da saúde. Para Botelho, é fundamental que o executivo controle os gastos para que haja mais capacidade de investimentos, inclusive, no que se refere ao excesso na arrecadação e repasse aos poderes. Durante o debate, que foi realizado no auditório Milton Figueiredo, com a participação maciça de servidores, o secretário de Planejamento, Guilherme Muller citou a precarização dos serviços públicos e as dificuldades de o estado manter o custeio da máquina pública. “A rigidez está levando a um estrangulamento do estado. Em 2008 esse custo representava 78%. Atualmente, são 92%, sobrando apenas 2% para investimentos. Se isso não for controlado, não tem como sair do problema. A saída é limitar o gasto público. Essa situação é o que a PEC quer corrigir”, afirmou, ao destacar que nos últimos 10 anos, houve aumento nos gastos de maneira desenfreada e sem limitar os gastos, a situação será ainda mais difícil.
PEC 10/2017 - A PEC altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias,
Por ITIMARA FIGUEIREDO
(Foto: Marcos Lopes/ALMT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos