Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 31 de outubro de 2017

"Wellington cobra a regulamentação da lei da regularização fundiária: “70 mil estão à espera”

Senador de Mato Grosso cobrou ainda debate sobre a implantação da Ferrogrão e o seu desenvolvimento sustentável para a região. O senador Wellington Fagundes (PR-MT), líder do Bloco Moderador no Senado, encaminhou ao presidente Michel Temer e ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, ofício cobrando a edição do Decreto de Regulamentação da Lei 13.465/2017, que trata da regularização fundiária rural e urbana no Brasil. Ele afirmou que a medida é imperativa e urgente, uma vez que vai beneficiar milhões de famílias que estão à espera da titulação de suas terras. Só em Mato Grosso, segundo ele, são mais de 70 mil famílias na zona rural. A falta dessa regulamentação, segundo o senador, está prejudicando inúmeros brasileiros, milhares de brasileiros, famílias brasileiras da cidade e também do campo. “Sem ela, continuam parados, no INCRA e também no Ministério das Cidades, os processos da titulação definitiva em todo o país” – disse o senador republicano. A cobrança do ato presidencial foi comunicada aos senadores durante pronunciamento em plenário, nesta segunda-feira, 30. De acordo com Fagundes, os atos estabelecidos pela Lei 13.465/2017 são absolutamente indispensáveis para dar segurança jurídica, tranquilidade, tanto social, como também a perspectiva de avanço econômico para milhões de produtores rurais e também para os moradores de condomínios, loteamentos e cidades antigas. No caso do campo, de um milhão de famílias assentadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), pelo menos 70% esperam a titulação. Foram isso, segundo ele, há também numerosos produtores alcançados pelo Programa Terra Legal. “São pessoas assentadas na zona rural, gente que trabalha de sol a sol e que precisa assegurar o pleno exercício dos seus direitos sobre a terra, adubada pelo seu suor, com o qual contribuíram – e muito – para o desenvolvimento do nosso País” – disse ao apelar às autoridades governamentais a edição do decreto presidencial. Para Wellington Fagundes, a lei da regularização fundiária é um marco histórico na garantia aos brasileiros de seu direito sagrado ao solo onde moram e trabalham. “Agora é preciso dar consequência prática a esse progresso mediante decreto presidencial, que a regulamente já” – afirmou.
Ele ainda enfatizou que o texto da lei aprovado pela Câmara e pelo Senado vem modernizar e facilitar que os assentados tanto urbanos como rurais possam ter o seu título. Lembrou que muitas cidades surgiram, por meio desses assentamentos, onde os brasileiros de muitos outros recantos do País foram chamados para integrar a Amazônia. “Isso fez com que essas pessoas fossem para lá promover o desenvolvimento, mas infelizmente muitas delas ainda estão nessa situação de penúria porque não têm acesso ao crédito para poder gerar riqueza, gerar mais emprego e trazer até mesmo cidadania à família” – acrescentou. Ferrovia do Grão – Em seu pronunciamento, o senador Wellington Fagundes também tratou da implantação da Ferrovia do Grão, a Ferrogrão, ligando Sinop, no Norte de Mato Grosso, a Miritituba, cidade portuária ao Sul do Pará, banhada pelo Rio Tapajós. Fagundes observou a necessidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ampliar para os debates sobre esse empreendimento também ao Pará. A princípio, as audiências estão programadas apenas para Brasília e Mato Grosso. “Eu sempre tenho dito aqui que os problemas do Pará são os mesmos problemas de Mato Grosso, ou seja, a solução do Pará também é a solução para Mato Grosso” – disse o republicano, ao lembrar que a maioria da produção do norte de Mato Grosso passa pelo Pará, através dos chamados “Portos do Arco Norte”, fato que alivia o intenso tráfego de carretas e caminhões pela BR-163 ao Sul do Estado. Mato Grosso, segundo o senador, precisa da Ferrogrão, mas avalia que a ferrovia deve chegar ao Pará e promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Lembrou que uma região abandonada, com famílias sem tem documento, em que as pessoas não têm o direito de exercer a cidadania, de não receber o seu financiamento, está fadada à depredação. “As pessoas vão depredar, porque não tem alternativa, e não há investimento da tecnologia, da ciência. Uma obra como essa não pode chegar a um Estado para não promover o desenvolvimento. Há os impactos ambientais, há a compensação socioambiental” - acentuou.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos