Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

"SAÚDE: Boas práticas do Hospital Santa Rosa garantem certificação em normotermia e preparo de pele"

A recordação de sentir frio, muito frio, é comum entre aqueles que passaram por uma sala de cirurgia – seja por conta de pequenas ou grandes intervenções. Apesar de atingir entre 50-90% dos pacientes no centro cirúrgico, este quadro precisa ser evitado. Estamos falando da hipotermia perioperatória não-intencional – com temperatura corporal abaixo de 36ºC. Pois, basta que a temperatura corporal baixe mais de um grau durante a cirurgia para que a saúde do paciente entre em zona de risco com complicações imediatas, como alterações de coagulação, ou pós-operatórias, como infecções relacionadas à assistência à saúde.
Para proporcionar ainda mais segurança ao paciente cirúrgico e manter o padrão de excelência da instituição, o Hospital Santa Rosa investiu na promoção de novas práticas para manter a normotermia (temperatura normal do corpo) antes, durante e após a intervenção cirúrgica. Tanto que a instituição foi certificada recentemente pela empresa 3M do Brasil na categoria Diamante de Qualidade Assegurada no Preparo de Pele e Normotermia. Conforme explica a coordenadora de Enfermagem do Centro-Cirúrgico do Hospital Santa Rosa, Elaine Goulart de Souza, tal reconhecimento é fruto de um processo que envolveu desde a elaboração dos protocolos – com o auxílio do gerente de enfermagem André Laske –, a capacitação técnica da equipe multidisciplinar (médicos anestesiologistas, cirurgiões, enfermeiros e técnicos de enfermagem) até a implantação de indicadores. Ao final, o Santa Rosa passou por uma auditoria da 3M para avaliar essas ações. “Este é um desafio que começou em janeiro desse ano e culminou na conquista da certificação – que, por sua vez, irá contribuir para melhorar a qualidade na assistência, bem como a segurança do paciente. Estamos muito contentes, pois prezamos pelo constante bem-estar de nossos pacientes. Todos os colaboradores, independente do cargo, foram fundamentais na conquista desta certificação”, ressalta.
NORMOTERMIA E PREPARO DE PELE – Elaine enfatiza que “manter a normotermia perioperatória de um paciente contribui para diminuir a taxa de infecção no centro cirúrgico, reduzir o risco de alterações de coagulação e necessidade de transfusão sanguínea, abreviar a estadia do paciente em recuperação, evitar o efeito prolongado de medicamentos anestésicos, bem como suavizar o desconforto no período de despertar pós-anestesia”. A instituição também implementou novos protocolos para o Preparo Adequado da Pele, tendo como objetivo prevenir Infecções de Sítio Cirúrgico (ISC), causadas por microorganismos introduzidos na ferida cirúrgica no momento do procedimento. Entre as estratégias adotadas está o uso do campo cirúrgico incisional estéril e a tricotomia (o ato de remover os pelos) durante o preparo cirúrgico, sendo realizado com aparelho tricotomizador mantendo a integridade da pele e auxiliando na adesividade de eletrodos, placas eletrocirúrgicas e curativos – evitando também interferências no campo de visão do cirurgião.
FIXAÇÃO SEGURA DE CATETERES – O Santa Rosa também foi recertificado pela 3M do Brasil na categoria Diamante de Fixação Segura de Cateteres. O programa visa estabelecer um protocolo de fixação de cateteres para diminuir o desperdício e os custos para o hospital, preservar o conforto do paciente e alinhar as instituições de saúde com as recomendações internacionais. Isto, tendo em vista que a Terapia Intravenosa (TIV) ocupa 75% do tempo dos profissionais de enfermagem e a falta de um protocolo sistematizado para a fixação segura acarreta aumento de complicações como a flebite, o extravasamento e as infiltrações, assim como pode elevar as taxas de infecções associadas.
ACREDITAÇÃO – Ao completar 20 anos, o Santa Rosa é o único hospital de Mato Grosso certificado pela Acreditação Canadense, nível Diamond – uma das principais certificações de qualidade em saúde no mundo. A instituição também é certificada em Excelência, Nível III, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Assessoria de Imprensa Hospital Santa Rosa - ZF Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário