Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

"Secretaria de Serviços Urbanos busca transformar Cuiabá em referência nos quesitos limpeza e zeladoria​"

Trabalhar diuturnamente para transformar Cuiabá em uma cidade cada vez melhor para se viver. É com essa missão que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos tem desenvolvido diversas atividades e conquistado avanços significativos em áreas essenciais para o progresso sustentável da “Cidade Verde”. Com a competência de planejar, executar e fiscalizar, a prestação de serviços voltados à limpeza, tratamento de resíduos sólidos, manutenção de iluminação em espaços públicos, dentre outras séries de ações, a Secretaria tem buscado contribuir, não só para a zeladoria e embelezamento do município, mas também na preservação ambiental. Atualmente, a pasta é gerenciada pelo secretário José Roberto Stopa. Graduado em Engenharia Ambiental, Stopa é funcionário público municipal e estadual, possuindo um amplo conhecimento em administração pública. Em seu currículo, o secretário acumula experiências como vereador, diretor de Meio Ambiente, secretário-adjunto de Meio Ambiente, secretário de Meio Ambiente, superintendente do Arquivo Público de Mato Grosso, e também secretário-adjunto de Educação. No primeiro ano de uma nova gestão, por meio de um planejamento em sintonia com plano de governo do prefeito Emanuel Pinheiro, a Secretaria intensificou algumas ações e criou outras que, juntas, têm colaborado para a construção de uma cidade mais humanizada, inclusiva, e com as melhorias que atendem os anseios do cidadão. Na entrevista abaixo, José Roberto Stopa enumera algumas importantes atividades executadas durante 2017 e fala um pouco sobre as perspectivas para 2018.
Qual a avaliação que o secretário faz do primeiro ano de trabalho em uma nova gestão?
Posso dizer que, no balanço geral, 2017 foi um ano vitorioso. Recebemos o desafio do prefeito Emanuel Pinheiro de colaborarmos para o desenvolvimento sustentável de Cuiabá, transformar a cidade, e colocá-la como referência nos quesitos limpeza e zeladoria. Em uma cidade com enorme potencial de crescimento, como Cuiabá, os desafios também são à altura. Todavia, graças ao apoio que temos recebido do prefeito, que em nenhum momento se absteve de direcionar os recursos necessários para que a Secretaria pudesse caminhar bem, temos conseguido alcançar nossos objetivos e em 2018 vamos avançar ainda mais, principalmente, no sentido qualitativo.
Qual projeto desenvolvido pela Secretaria teve uma maior aprovação da população?
Temos três programas que por onde passamos recebemos diversos elogios dos moradores beneficiados. O primeiro é o “Mutirão da Limpeza” que, somente em 2017, atendeu mais de 60 bairros das diferentes regiões cuiabanas. Temos também o “Cata-treco”, que é algo criado por essa administração e possui um enorme sucesso. Além disso, criamos o “Disque Cidade Verde”. Através dessa ação, o cidadão pode entrar em contato conosco e vamos até o local solicitado para plantar mudas nativas. Em 60 dias tivemos mais de 2 mil pedidos. São programas de simples implantação e que, com toda a certeza, vamos fortalecer.
Implantação de lixeiras subterrâneas e coleta seletiva, essas ação podem ser desenvolvidas em 2018?
Esses são planos que já estão inseridos dentro dessa nova filosofia de gestão que estamos colocando em prática. Estamos trabalhando em uma nova licitação para o serviço de coleta de lixo e tudo isso já irá fazer parte desse processo. Acredito que nos primeiros meses de 2018 uma nova empresa esteja operando em Cuiabá. Tudo dentro desse novo modelo. Além disso, queremos que haja também uma dedicação maior ao Rio Cuiabá. Por isso estamos pleiteando a contratação de equipamentos para a limpeza do rio que, infelizmente, ainda sofre por conta das atitudes de uma pequena parte da sociedade, que insiste em jogar lixo pelas ruas da cidade. Buscamos implantar uma política eficiente de limpeza em Cuiabá. Por isso, essa questão de coleta de lixo, colocação de lixeiras subterrâneas e coleta seletiva, estão sendo tratadas com muito carinho pela nossa gestão. Ao mesmo tempo, vamos ampliar nosso trabalho também em nível de educação ambiental, para que as pessoas tenham a consciência de não jogar o papel de balinha, o toco de cigarro, ou qualquer outro lixo na rua, mas sim colocá-lo em locais adequados.
Como está sendo desenvolvidos trabalhos em parceria com outras Secretarias?
Temos um grande relacionamento, principalmente, com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, onde o secretário Juares Samaniego tem sido um grande parceiro em todas as praças na qual fazemos qualquer intervenção. Em todos os locais que nós entramos para fazer pequenas ou grandes intervenções, sempre contamos com a colaboração das demais secretarias. Buscamos sempre fortalecer essa junção em cada um dos nossos projetos. É isso que faz com que a administração tenha sucesso. É essa união e a soma de esforços que faz com que tenhamos grandes resultados.
Dentro do planejamento de revitalização de praças, em quantos espaços já foi realizado esse trabalho?
No ano passado entregamos pelo menos sete praças totalmente revitalizadas. São espaços que recebem a reestruturação e depois também existe a preocupação de preservação. Para 2018 não tenho dúvida de que esse número aumentará para pelo menos 10. Estamos, inclusive, trabalhando na Praça Ipiranga e também levaremos esse serviço para a Maria Taquara e Oito de abril. Tenho certeza que esses novos espaços irão mudar a cara de Cuiabá. O prefeito Emanuel Pinheiro nos orientou que escolhêssemos para seu segundo ano de mandato praças históricas e que estão no coração da cidade. Obviamente, vamos fazer nos bairros mais afastados do centro. Não nos esqueceremos dessas regiões.
O que a Secretaria tem feito para colocar em prática a valorização do servidor municipal?
Seguindo os preceitos do prefeito Emanuel Pinheiro, temos dentro da Secretaria uma política contínua de valorização e respeito ao servidor municipal, mas também exigindo que ele cumpra com sua parte. Quando conseguimos manter essa metodologia de trabalho, também conseguimos ter uma Cuiabá sempre melhor. Estamos trabalhando em uma política constante, não somente de garantia dos direitos do funcionalismo público, mas também iniciativas de reconhecimento do mérito e do trabalho prestado por cada um. Uma das prioridades do prefeito Emanuel Pinheiro é faze uma gestão aberta e próxima da população, pincipalmente, através dos representantes comunitários. Como a Secretaria tem trabalhado isso?
O movimento comunitário está na lista de nossos grandes parceiros. O sucesso da Secretaria tem muito a ver com a colaboração desse movimento. Temos uma ligação muito próxima a essas pessoas que representam suas comunidades e isso nos faz sentirmos muito bem. São essas lideranças que conhecem os problemas do dia a dia de cada bairro e o que é necessário fazer para que os moradores se sintam contentes com o local onde vivem. Então, nós ouvimos sempre a quem conhece a fundo esses locais.
Uma das ações lançadas pela Secretaria em 2017 foi o programa “Minha Rua com Calçada”. Como está o andamento deste programa?
Somente no bairro Três Barras fizemos mais de 25 mil metro de calçadas. Realizamos o mesmo trabalho nos bairros Campo Verde e Pascoal Ramos. Obviamente vamos dobrar essa capacidade de calçadas. Esse é um trabalho que traz conforto, valorização ao imóvel, e a humanização, que é a bandeira principal e o mote do prefeito Emanuel Pinheiro. Humanizar significa respeitar, valorizar e melhorar.
Quais as perspectivas e planos já pensados para o ano de 2018?
Nosso planejamento é que consigamos avançar ainda mais em diversas áreas para fazer com que Cuiabá realmente esteja cada vez melhor para seu povo e a gestão mais próxima dele. Iremos entregar um parque importantíssimo na Morado do Ouro, que será também mais um grande cartão postal de Cuiabá. Vamos adquirir novos equipamentos, em especial caminhões, e montar uma nova estrutura para que programa como “Mutirão da Limpeza” e “Cata-treco” alcancem o maior numero de comunidades possíveis.
A coleta seletiva será mais bem trabalhada, fazendo com que as pessoas já coloquem seu lixo em pontos estratégicos. Tudo isso, já selecionando e separando o seco e molhado. Nossa intenção é que todo objeto dessa seleção será doado gratuitamente para as quatro cooperativas de reciclagem parceiras do município.
Repórter: BRUNO VICENTE
Fotógrafo: Michel Alvim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos