A MAIOR FEIRA DE MATO GROSSO PARA SUPERMERCADOS, PADARIAS E HOTÉIS.

A MAIOR FEIRA DE MATO GROSSO PARA SUPERMERCADOS, PADARIAS E HOTÉIS.
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 2.368 - Sala 104 Bosque da Saúde - Cuiabá-MT - 78050-000 comercial@expovarejo.com.br | Fone: (65) 3057-5200

Iguá Saneamento

Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, nº 158 - Centro - CEP: 78005-906

ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

ABERT -  Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
SAF/SUL Qd 02 Bl D Sl 101 Ed.Via Esplanada (Atrás do Anexo do Ministério da Saúde) | Brasília - DF

ABAV EXPO 2018 Conecta

ABAV EXPO 2018 Conecta
Av. Olavo Fontoura, 1209 - Portão 1 - Santana, São Paulo - SP E-mail: visit@abavexpo.com.br

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

"Opinião: "Insatisfação e Sobrecarga de Informações", por Marcelo Molnar"

Nos últimos dias estamos acompanhando as mudanças anunciadas pelo Facebook que poderão gerar novas demandas para a mídia tradicional e profissional. Segundo a rede social, estas alterações visam diminuir a disseminação de conteúdos noticiosos. Isso é bom? Alguns dizem que sim, por que as informações veiculadas trazem uma carga negativa para o leitor. Outros dizem que não, pois aumentará a possibilidade da divulgação das tão propaladas “Fake News” (notícias falsas). O ponto é: estamos satisfeitos com a quantidade e qualidade de informações que recebemos? Minha análise é que não... Estamos muito insatisfeitos. Tecnicamente, a insatisfação é um sentimento interior que manifestamos quando nossas expectativas não são atendidas. Este tipo de sentimento mostra um nível de desencanto pessoal causado pela frustração de não realizar nossos desejos. Trata-se de um sentimento humano contextualizado em aspectos bem específicos, por exemplo, quando uma pessoa sente que seu trabalho e esforços não são reconhecidos. Da mesma maneira, esse sentimento também acontece nos relacionamentos pessoais quando a atenção aos defeitos é maior que a dedicada às virtudes. A infelicidade se vê marcada pelo profundo grau de insatisfação pessoal com o presente, assim, quando fazemos um balanço existencial e nos sentimos distantes de onde realmente gostaríamos de estar. A insatisfação não é negativa por si só, mas pode tornar-se crônica. Isto é, acontece quando nos acostumamos com a situação, gerando um desalinhamento entre as expectativas e os resultados alcançados. Do ponto de vista positivo, o sentimento de insatisfação oferece uma informação valiosa sobre a necessidade de mudança. Por isso, a importância da consciência de como nos sentimos. Entretanto, a insatisfação se torna crônica como consequência do perfeccionismo ou da ambição sem limites quando não atingimos nossos desejos e necessitamos nos adaptar à realidade. Existem alguns sinais que ajudam a identificar a insatisfação: a queixa constante e o pensamento negativo são duas atitudes próprias quando há o desalinhamento entre o que temos e o que aspiramos. Não bastasse isso somos bombardeados por informações de todos os tipos. Isso afeta nossa mente e nosso desempenho. Vivemos num mundo digital cada vez mais conectado. Usamos diversos aparatos tecnológicos que nos possibilitam conexão a tudo e a todos. Esta sobrecarga de informação, ou Síndrome de Fadiga por Informação (IFS*) ocorre quando somos submetidos em excesso à mídia e à tecnologia. Infelizmente, nosso cérebro tem dificuldade em manter-se ativo com tudo que nos alimenta. A quantidade de energia necessária para processar nos limita o consumo e a absorção todas essas informações. Os efeitos de tudo isso podem ser dores de cabeça, esgotamento físico e psicológico. Esses efeitos são responsáveis por decisões erradas e/ou ações equivocadas. Não conseguimos nos desligar. É inevitável nos sentirmos insatisfeitos com esse processo. Vivemos um paradoxo. Estamos insatisfeitos e sobrecarregados. E as recentes mudanças parecem piorar esse cenário. Não faltam questões e dúvidas nas áreas da economia (bitcoins), da política (eleições), da saúde (febre amarela), da segurança (greves e chacinas), do emprego (inteligência artificial), e por aí vai... Tenho que concordar que o noticiário traz uma carga negativa. Mas o que fazer? Nos alienar? Fugir? Radicalizar e ouvir apenas o que nos agrada? O fato é que parece existir uma seleção natural às avessas. O que é “sensacional” se multiplica e o que exige reflexão desaparece. Nesse mundo de abundância precisamos de filtros. Estamos “infobesos” (desculpe a neologia) e da mesma forma que na alimentação, precisamos de uma nova educação informacional.
*Information Fatigue Syndrome (IFS): What it is and how it affects you”, do Natural News.
Sobre o autor: Marcelo Molnar é formado em Química Industrial, pela Faculdade Oswaldo Cruz, com pós graduação em Marketing e Publicidade, pela ESPM. Experiência de 18 anos no mercado da Tecnologia da Informação, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação da BrasilConsult, Viscoplan, HAC, SDGroup e Nexial. Trabalhou como analista de Pesquisas de Mercado com institutos como Meta Group, Gartner Group, IDG e CVA, desenvolvendo projetos para o Bradesco, Itaú, Telefônica, Banco Santander, Banco Toyota, UOL, Pão de Açúcar, Editora Abril, Janssen entre outros. Ex-Vice-Presidente da Sart Dreamaker. Criador do processo ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de sua relação emocional com seus consumidores. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em pesquisa e monitoramento de redes sociais. Sócio Diretor do grupo Boxnet (Maxpress, Boxnet e Todo Ouvidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário