Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

Fale agora com a nossa equipe (61) 3035-8278

Fale agora com a nossa equipe (61) 3035-8278
Seguros com atendimento personalizado e vantagens que você só encontra aqui no SICOOB Credfaz

Conecte na ALMT

AJUDE ESTA CAUSA

AJUDE ESTA CAUSA
SANTA CASA DE CUIABÁ | (65) 3051-1946

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411-3500

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

"Pibid é mantido e Capes lançará edital de bolsas 2018"

No dia 28 de fevereiro, próxima quarta-feira, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançará, em Brasília, o Edital de Chamada de Propostas para o Programa de Iniciação a Docência (Pibid) e Residência Pedagócia (RP). A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) adotará a mesma metodologia de envio da proposta anterior, em 2013, quando obteve 100% de aprovação da proposta institucional da Universidade junto a Capes para o Pibid. Às vésperas do lançamento do edital, a Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso divulgou o resultado do concurso que realizou para o preenchimento de 5.748 vagas, sendo 3.327 destinadas à professores da Educação Básica. Entre os aprovados estão 106 ex-bolsistas Pibid/Unemat e 51 deles, o que corresponde a 48%, passaram entre os três primeiros lugares das áreas ofertadas. "Prova do diferencial do Pibid na formação de nossos futuros professores", pontuou o Coordenador Institucional do Pibid/Unemat, professor Franciano Antunes.
Segundo o Coordenador os egressos do Pibid/Unemat do Ensino Regular passaram em todas as áreas ofertadas no concurso, assim como os da Modalidade Diferenciadas que efetivaram inscrição. "Tivemos aprovação nas áreas de Biologia, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia", comemora Antunes.
O coordenador também comentou que a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) novamente convidará todos os professores de todas as áreas de licenciatura da universidade de todas modalidades de ensino, Presencial; Parcelada; Indígena; Turmas fora de sede; e, à Distância; a concorrer as novas bolsas. Está previsto o reinício das atividades para o mês de agosto. "Com a nova política de formação de professores adotada pelo Governo Federal, o Pibid, que só não foi extinto por ser uma política exitosa, passa a dividir investimentos com a RP", declara. Ainda segundo Antunes a principal diferença entre o Pibid e a RP são o foco. "No caso do Pibid está na formação integral do futuro professor e da RP na prática pedagógica", concluiu.
Pibid - O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Saiba mais sobre o Pibid desenvolvido pela Unemat e curta a página na rede social.
Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário