Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 7 de março de 2018

"SOCIAL: Agentes de combate às endemias são incluídos no Pró-Família após cobrança de parlamentar"

Sem reajuste salarial há quatro anos, a categoria faz parte do programa estadual que prevê ações de transferência de renda com condicionalidades. Os agentes de combate às endemias foram incluídos no Pró-Família e passarão a ser beneficiados pelo programa de melhoria das condições de vida das famílias com maior grau de vulnerabilidade social, a exemplo dos agentes comunitários de saúde. A inclusão se deu após o Fórum dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes de Comunitários de Saúde (ACS) em Cuiabá, realizado no fim de 2017, quando o deputado Dr. Leonardo (PSD), coordenador-geral da Frente Parlamentar em Defesa do ACE e ACS, articulou uma reunião das duas categorias com o governador Pedro Taques (PSDB) e formalizou a cobrança.
“Essa é mais uma vitória que conquistamos juntos. A Frente Parlamentar, com o apoio dos ACE e dos ACS, tem conseguido melhorar a vida dessas pessoas que são tão importantes para a saúde pública do nosso estado. Não havia motivo para os agentes de combate às endemias não terem sido incluídos no programa desde o início. Agora, está garantido um pouco mais de dignidade a essas pessoas", afirmou Dr. Leonardo.
As duas categorias são consideradas "pedra angular" da Política Nacional de Atenção Básica à Saúde. Enquanto os agentes de combate às endemias são responsáveis pela instrução das comunidades no combate a doenças endêmicas, como zika, febre amarela, febre chikungunya e dengue. Já os ACS compõem a equipe da Saúde da Família que faz parte da comunidade, sendo a ponte entre o PSF e as famílias locais.
Sem reajuste salarial há quatro anos, os ACE e ACS agora fazem parte do programa estadual que prevê ações de transferência de renda com condicionalidades, articulada com outras secretarias estaduais e instituições não governamentais, para que de forma integrada viabilizem o desenvolvimento social de famílias, com vistas à superação das vulnerabilidades e à redução das desigualdades.
“Mas queremos fazer muito mais que isso. Já conseguimos um resultado positivo em oito cidades para a implantação do incentivo financeiro adicional e devemos obter sucesso em mais oito até o fim do ano. Com muito trabalho, diálogo e articulação com as Câmaras Municipais e Prefeituras, pouco a pouco a Frente Parlamentar tem conseguido garantir mais valorização desses profissionais. E tudo isso só é possível graças ao apoio que temos recebido dos ACE e ACS”, disse Dr. Leonardo.
Jardel P. Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos