Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 3 de abril de 2018

"Aftosa: Wellington destaca pecuaristas de MT e elogia atuação de Maggi como ministro"

Sessão especial realizada pelo Senado indica necessidade fortalecimento financeiro e institucional para consolidar conquista. A Organização Mundial de Saúde Animal, em congresso da entidade, em Paris, decidiu declarar o Brasil como país livre da febre aftosa com vacinação. A certificação deverá acontecer no dia 20 de maio. Nesta segunda-feira, 2, o Senado Federal realizou uma sessão especial para tratar sobre o tema, dentro da programação da Semana Brasil Livre da Aftosa. Em sua intervenção, o senador Wellington Fagundes (PR-MT), enalteceu o trabalho dos pecuaristas de Mato Grosso, estado com o maior rebanho bovino do país e com maior percentual de cobertura de vacinação.
Fagundes elogiou o trabalho de seu conterrâneo, senador Blairo Maggi, na condição de ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Decisões corretas, no tempo certo, e conhecimento amplo tem transformado sua Pasta em um case de grande sucesso” – ressaltou. Segundo ele, Mato Grosso, jamais irá prescindir, em tempo algum, da capacidade do senador e ministro. “Será para mim uma referência sempre que o tema for política do setor agropecuário. Vou consultá-lo a todo instante” - destacou.
Wellington reforçou que há 12 anos o país não registra casos de febre aftosa e que os avanços científicos e técnicos visando à erradicação da doença são notáveis. Ele destacou, entre outras ações, a vacinação em massa dos rebanhos no Brasil e em países vizinhos. Para o senador, a conquista do status "sem vacinação" exigirá uma interlocução ainda mais efetiva entre produtores, Poder Executivo, Congresso Nacional e profissionais da medicina veterinária.
“O novo objetivo só será atingido com o fortalecimento financeiro e institucional da Secretaria de Defesa Agropecuária [do Ministério]. Também será necessária autonomia aos auditores fiscais federais agropecuários, com o fortalecimento de suas carreiras” — disse, ao se colocar à disposição para esse diálogo institucional.
Médico veterinário, Wellington destacou que a conquista brasileira tem como fundamental a participação dos pecuaristas de Mato Grosso. “Grande potência da agropecuária brasileira e mundial, há mais de 20 anos Mato Grosso é o que é graças ao bravo cidadão do campo, que tem se empenhado de maneira que nos emociona para fazer do nosso rebanho bovino excelência em qualidade” – frisou. Oficialmente, o Estado possui 30 milhões, 214 mil e 779 cabeças de gado.
Ele destacou a convergência de favores que firmaram os resultados e lembrou das dificuldades que os pecuaristas tem de enfrentar todos os entraves inerentes a atividade “que estão para fora da porteira”. Mencionou os muitos obstáculos ainda existentes no campo ambiental, sanitário, tributários ou político e que, apesar disso, o pecuarista não esmorece e mostra sua determinação, com grande superação e, acima de tudo, respondendo com recordes.
“O resultado desse trabalho de mais de duas décadas está a ofertar resultados consideráveis. Encerrou 2017 com o melhor desempenho em exportação de carne bovina nos últimos três anos, embarcando 266 mil toneladas ao longo dos 12 meses. Com isso, faturou 1 bilhão e 155 milhões de dólares - o que representa um aumento de 26% em volume e de 30% em receita na comparação com 2016!” – enfatizou.
Na sessão especial, ele ainda enalteceu o comprometimento da equipe do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e observou que a certificação do Brasil como país livre da febre aftosa "com vacinação" traduz uma lição que “comprova a capacidade geral dos brasileiros de superar os desafios” Com efeito, destacou que “sempre que nos unimos em torno de um ideal, de um objetivo comum, apesar das diferenças de opiniões e interesses setoriais, somos vencedores, nos destacamos e elevamos o nosso país a condição de protagonista do mundo”.
da Assessoria
Legenda: À tribuna em discurso, senador Wellington Fagundes (PR-MT
Foto: Geraldo Magela/Agencia Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário