Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 5 de abril de 2018

"Parecer sobre MP que facilita venda do petróleo do pré-sal será apresentado na terça-feira"

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) vai apresentar na próxima terça-feira (10), à Comissão Mista da Medida Provisória 811/17, o seu parecer sobre a MP, que permite à empresa Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) comercializar diretamente o petróleo de propriedade da União extraído do pré-sal. Ele sugeriu que o relatório seja votado pelo colegiado na própria terça-feira ou, caso seja necessário mais tempo para alcançar um consenso em torno da matéria, na quarta-feira (11).
Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a MP 811/17, que autoriza empresa pública a vender diretamente petróleo do pré-sal da União. Sen. Fernando Bezerra Coelho
Fernando Bezerra Coelho adiantou que fará mudanças na MP, a fim de reduzir a dependência brasileira do mercado externo no setor
Em audiência pública realizada hoje (4) pela comissão, Bezerra informou que fará ajustes para aperfeiçoar a MP. “Precisamos avançar um pouco mais para que o texto permita agregar valor ao óleo bruto originário do regime de partilha, no sentido de o País dar passos mais largos rumo à industrialização da cadeia do petróleo e do gás”, disse o relator.
Bezerra enfatizou que os ajustes na MP contribuirão para reduzir a dependência do Brasil do mercado externo, já que atualmente o País importa cerca de 600 mil barris por dia de produtos derivados do petróleo: “Não podemos perder a oportunidade de reforçar o crescimento da nossa indústria petroquímica e de derivados e ampliar nossa capacidade de refino.”

O presidente da comissão mista, deputado Julio Lopes (PP-RJ), declarou que a medida provisória pode contribuir para a ampliação da rede nacional de gasodutos, ao fortalecer a atuação da PPSA. “Em razão de a Petrobras ser monopolista do setor e de ter sido a proprietária dos gasodutos brasileiros, havia um conceito antigo, mas hoje temos uma visão mais avançada, de consumo livre, e precisamos de alguém que seja o responsável pela construção dessas novas infraestruturas”, explicou.
Novo modelo
A PPSA é uma empresa pública criada pela Lei 12.304/10. A lei, alterada pela MP, originalmente obrigava a PPSA a contratar uma empresa intermediária para a venda da produção do pré-sal que fica com a União. A edição da MP foi necessária porque esse modelo não funcionou, segundo os participantes da audiência pública desta terça-feira.

“A comercialização de petróleo da União é imprescindível para que a indústria nacional funcione. A lei de 2010 trouxe a figura do agente comercializador, vedando à PPSA a comercialização direta de petróleo da União”, lembrou o consultor jurídico da PPSA, Olavo Bentes David. “A União captaria o lucro, porém as empresas de petróleo não se manifestaram ou demonstraram claramente o desinteresse em serem comercializadoras, principalmente porque teriam de mostrar o preço que praticam, e isso elas não fazem. A alternativa mais viável foi a medida provisória, dada a urgência, porque estamos tratando de vultosas receitas”, acrescentou.
A MP, segundo Bentes, trouxe benefícios imediatos, porque já foram vendidas duas cargas de petróleo, e o primeiro leilão de petróleo da União deve ocorrer no fim deste semestre.
O secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Walter Baere de Araújo, reforçou os argumentos do representante da PPSA: “A legislação não capturou bem a realidade na época [2010], o que inviabilizou a comercialização do pré-sal nos últimos anos. A sociedade perdeu brutalmente, porque postergamos recursos preciosos, e o País precisa dessas receitas.”
De acordo com Araújo, os recursos da venda do petróleo do pré-sal são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, “sobretudo em um cenário desafiador do ponto de vista fiscal” como o de hoje. “Esses valores vão se transformar em receitas da União e voltar para os cidadãos em forma de serviços públicos”, ressaltou o secretário.
Araújo salientou que a medida provisória foi editada com critérios técnicos e evita qualquer prejuízo para os cofres públicos. “O fato é que a MP avança na proposta do governo de criar uma agenda de reformas para possibilitar um melhor ambiente de negócios e transformar esse ambiente em receitas e em investimentos”, concluiu.
Depois das exposições feitas por Olavo Bentes e Walter Araújo, não houve manifestações de parlamentares e a audiência foi encerrada.
Reportagem – João Pitella Junior
Edição – Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos