Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
SUA EMPRESA COM MAIS VISIBILIDADE E VENDA

Certificado de Responsabilidade Social

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, nº 158 - Centro - CEP: 78005-906

ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

ABERT -  Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
SAF/SUL Qd 02 Bl D Sl 101 Ed.Via Esplanada (Atrás do Anexo do Ministério da Saúde) | Brasília - DF

segunda-feira, 21 de maio de 2018

"CAPACITAÇÃO: Gestores Governamentais participam de Seminário de Políticas Públicas e Gestão Governamental"

O seminário foi promovido pela Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT), na última sexta-feira (18), no Palácio Paiaguás. Servidores da carreira de Gestor Governamental, que atuam no Executivo Estadual, participaram, na última sexta-feira (18), da palestra inaugural do I Seminário de Políticas Públicas e Gestão Governamental. O seminário foi promovido pela Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT), com o objetivo de aprimorar a atuação dos servidores públicos. Durante o evento, o secretário de Estado de Planejamento, Guilherme Müller, falou sobre a criação da carreira de Gestor Governamental no Estado de Mato Grosso, por meio da Lei nº 7.350, de 13 de dezembro de 2000. Müller, que foi um dos idealizadores da carreira, destacou seus principais propósitos e desafios e a importância da atuação dos servidores para a implementação das políticas públicas estaduais. O diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania do Ministério da Educação, Daniel Ximenes, apresentou a trajetória dos especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal e fez uma análise do momento atual, pontuando alguns obstáculos e apontando caminhos para superá-los.
“Vivemos um momento de crise na gestão pública, mas não podemos perder de vista duas características importantes: somos servidores públicos e somos gestores. Esse momento deve ser uma oportunidade para refletirmos de que forma nós podemos contribuir”, observou.
Embora a nomenclatura seja diferente, a carreira do Governo Federal se assemelha à de Mato Grosso no que se refere às funções desenvolvidas e outras particularidades. Por esse motivo, segundo Daniel Ximenes, o compartilhamento de informações é muito importante.
“Temos possibilidades e similaridades, pois a essência do nosso trabalho é a mesma. A principal missão de um gestor governamental ou de um especialista em políticas públicas e gestão governamental é zelar pela qualidade das políticas públicas no decorrer dos anos, fazendo um trabalho de estado e não de governo, para que essas políticas públicas tenham cada vez mais complexidade, aderência e qualidade, ajudando no decorrer das gestões que se sucedem”, afirmou.
Definindo a gestão pública como “complexa” e “dinâmica”, Ximenes falou ainda sobre as fases do ciclo de políticas públicas e destacou o dever dos gestores governamentais de estarem atentos às “janelas de oportunidades”.
Capacitação
O presidente da Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT), Umbelino Carneiro Neves, reforçou o compromisso da atual gestão de ofertar cursos de capacitação aos servidores da carreira, com o objetivo de promover a melhoria contínua da gestão pública.
“Queremos a evolução dos servidores ocorra em espiral, ou seja, que cada estágio de aprendizagem englobe o anterior e o amplie e que eles possam colocar em prática tudo o que aprenderem”, declarou.
As palestras promovidas durante o Seminário de Políticas Públicas e Gestão Governamental serão realizadas quinzenalmente, às sextas-feiras, das 13h às 17h e abordarão temas como políticas públicas, políticas sociais, gestão de pessoas, gestão fiscal, desenvolvimento, compras públicas, planejamento e modelos de gestão pública.
Além disso, conforme a diretora de Estudos e Pesquisa da AGGEMT, Rita de Cássia Volpato, serão ofertados cursos avulsos sobre capacidade gerencial e liderança, gestão de convênios, gestão de projetos, gestão para resultados, PES e Balanced Scorecard.
A próxima palestra acontecerá no dia 8 de junho. Na ocasião, o professor doutor da Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC) Marcos Vinícius Pó abordará o tema Políticas Públicas.
Assessoria AGGEMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário