A respeito da nota divulgada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o advogado reitera a nota divulgada pela empresa nesse último domingo (20.05) e informa que a empresa e os médicos do Programa, especialmente aqueles que realizaram o procedimento médico na paciente cuiabana que veio a óbito, estão recebendo manifestações de apoio de dezenas de médicos, cirurgiões plásticos do Brasil inteiro.
O advogado também esclarece que as medidas administrativas e judiciais serão adotadas, face à SBCP, tendo em vista as nuances das declarações de seu presidente, Dr. Joubert Sanches, absolutamente reprováveis. Cardoso salienta que não é aceitável que um país com renda domiciliar per capta com média abaixo de R$ 1.300 não favoreça o tratamento universal da saúde, independente de suas especialidades, uma vez que a cirurgia plástica tem interferência muito além da medicina estritamente estética, sendo inclusive, uma questão a ser melhor trabalhada nas políticas públicas, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para Cardoso, o apoio recebido tem força na corrente social, estimulada pelo Programa Plástica Pra Todos, sendo defendida por diversos outros especialistas, os quais devido às queixas de reiteradas perseguições praticadas pela SBCP em outros Estados chegaram a constituir uma nova sociedade da categoria. O tratamento de saúde/estético precisa de uma vez por todas, literalmente, sair das mãos de um pequeno grupo que atende exclusivamente as classes A e B, voltando-se a universalização da saúde, que deve ser a maior bandeira dentre as causas da medicina e dos Conselhos de Classe.
Em relação às investigações sobre o óbito da paciente, o advogado já compareceu junto a delegacia que provisoriamente investiga o caso, entendendo pela necessidade de aguardar o laudo do IML, mas independente das causas, diante da regularidade dos médicos, o caso sequer deve ser mantido na condução da DHPP, devendo ser conduzido por outra especializada. Contudo, a empresa e os médicos estão na mais absoluta disposição das autoridades.
ZF PRESS
Nenhum comentário:
Postar um comentário