A MAIOR FEIRA DE MATO GROSSO PARA SUPERMERCADOS, PADARIAS E HOTÉIS.

A MAIOR FEIRA DE MATO GROSSO PARA SUPERMERCADOS, PADARIAS E HOTÉIS.
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 2.368 - Sala 104 Bosque da Saúde - Cuiabá-MT - 78050-000 comercial@expovarejo.com.br | Fone: (65) 3057-5200

Iguá Saneamento

Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, nº 158 - Centro - CEP: 78005-906

ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

ABERT -  Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
SAF/SUL Qd 02 Bl D Sl 101 Ed.Via Esplanada (Atrás do Anexo do Ministério da Saúde) | Brasília - DF

ABAV EXPO 2018 Conecta

ABAV EXPO 2018 Conecta
Av. Olavo Fontoura, 1209 - Portão 1 - Santana, São Paulo - SP E-mail: visit@abavexpo.com.br

quarta-feira, 25 de julho de 2018

"Quilombola pode receber comenda do Senado Federal"

A luta pela educação de crianças quilombolas pode render a Antônio Benedito da Conceição, conhecido como Antônio Mulato, a comenda Abdias Nascimento. A honraria é concedida pelo Senado Federal anualmente, e seu nome foi sugerido pelo senador Wellington Fagundes. A comenda é entregue a personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à promoção e proteção da cultura afro-brasileira. Cada senador ou senadora indica nomes e uma comissão decide quem deve receber a honraria. Considerado o homem mais velho de Mato Grosso, com 113 anos completados em junho passado, Antônio Mulato nasceu e vive até os dias atuais no quilombo de Mata Cavalo, município de Nossa Senhora de Livramento (MT).
Filho de escravos, ele é considerado líder do quilombo, onde teve 18 filhos e dezenas de netos, bisnetos e tataranetos.
Sua luta pela implantação de uma sala de aula começou na década de 1940, quando seus filhos já estavam em idade escolar e não havia na região um único local onde pudessem estudar. A primeira sala era de barrote, coberta com palhas de babaçu e piso de chão batido. Os alunos apoiavam os cadernos no colo para poder escrever.
Mas a professora não aceitou os filhos de Antônio Mulato e ele teve que recorrer às autoridades locais; ainda assim, a sala de aula funcionou por pouco tempo e os moradores do quilombo tiveram que se reunir para construir um outro espaço, com as aulas sendo ministradas pela professora Tereza Conceição Arruda, filha de Mulato.
Hoje, o quilombo de Mata Cavalo é o único em Mato Grosso que conta com uma escola com 400 alunos, seis salas de aula, inauguradas em 2012 e construída com recursos do Governo Federal. Além da educação, Antônio Mulato também é líder na luta pelo direito à propriedade. Ele luta pela titulação das mais de 400 famílias que moram no quilombo de Mata Cavalo, que já recebeu a certificação pela Fundação Palmares.
Da Assessoria
Imagem: OlharDireto

Nenhum comentário:

Postar um comentário