Sua luta pela implantação de uma sala de aula começou na década de 1940, quando seus filhos já estavam em idade escolar e não havia na região um único local onde pudessem estudar. A primeira sala era de barrote, coberta com palhas de babaçu e piso de chão batido. Os alunos apoiavam os cadernos no colo para poder escrever.
Mas a professora não aceitou os filhos de Antônio Mulato e ele teve que recorrer às autoridades locais; ainda assim, a sala de aula funcionou por pouco tempo e os moradores do quilombo tiveram que se reunir para construir um outro espaço, com as aulas sendo ministradas pela professora Tereza Conceição Arruda, filha de Mulato.
Hoje, o quilombo de Mata Cavalo é o único em Mato Grosso que conta com uma escola com 400 alunos, seis salas de aula, inauguradas em 2012 e construída com recursos do Governo Federal. Além da educação, Antônio Mulato também é líder na luta pelo direito à propriedade. Ele luta pela titulação das mais de 400 famílias que moram no quilombo de Mata Cavalo, que já recebeu a certificação pela Fundação Palmares.
Da Assessoria
Imagem: OlharDireto
Nenhum comentário:
Postar um comentário