Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 15 de julho de 2018

"Uma vitória da nação sobre o regime golpista: a batalha da Eletrobras"

Passava das 23 horas do dia 10 de junho, terça feira, quando, durante seção da Câmara dos Deputados, o presidente da casa, Rodrigo Maia DEM/RJ, dirigindo-se ao deputado Orlando Silva PCdoB/SP anunciou que o Projeto de Lei 9463/2018, da privatização da Eletrobras, não seria votado nesse ano. Ali estava a consagração de uma vitória dos brasileiros em meio a uma era de trevas e que bem pode ser o prenúncio de uma virada na conjuntura nacional. Quando a presidenta Dilma Rousseff foi apeada do poder com a consumação do golpe de maio de 2016 estava claro que ali iniciava-se não só um novo governo, mas um novo regime, marcado pelo ataque à democracia, aos direitos do povo e ao patrimônio público. Jamais o Brasil havia experimentado tamanha regressão em tão curto espaço de tempo, com a pressa típica dos ladrões o governo Temer avançou com sua agenda de desmantelamento dos direitos sociais e de privatizações. Num ambiente de crise persistente do capitalismo a elite econômica brasileira, sem o menor pudor, abriu mão de qualquer projeto nacional de desenvolvimento e passou a dedicar-se, na condição de sócia subordinada, ao assalto do patrimônio nacional. Como não havia perspectivas de ampliação do mercado interno e muito menos disposição para a disputa do mercado internacional o grande projeto da burguesia brasileira passou a ser a incorporação do que restava de serviços públicos explorados por empresas estatais, bem como das atividades econômicas desenvolvidas por essas. É essa lógica que une projetos aparentemente diferentes como o sucateamento da saúde e da educação públicas, a reforma da previdência e a privatização da Petrobras e da Eletrobras, tudo, da saúde das pessoas a insumos básicos como gás de cozinha e energia elétrica passariam a ser apenas novas fronteiras para a reprodução do capital.
O método de ação do regime golpista foi o da doutrina de choque. Aproveitando-se da derrota estratégica sofrida pela esquerda e pelos movimentos sociais, o regime golpista empreendeu ataques em todas as frentes, não dando tempo para que as entidades sindicais e demais movimentos populares sequer organizassem a resistência. Foi no bojo dessa verdadeira blitzkrieg que foram aprovadas a PEC do teto dos gastos, que congelou o investimento público por 20 anos e a selvagem reforma trabalhista, por exemplo. Mas não parou por aí, a entrega do petróleo brasileiro e a reforma da previdência eram objetivos estratégicos dos golpistas, assim como a privatização da Eletrobras, anunciada em agosto de 2017.
Àquela altura parecia impossível impedir a privatização da maior empresa do setor elétrico brasileiro, ainda mais levando-se em conta a conjuntura nacional e a modelagem de desestatização proposta pelo governo, envolvendo uma simples operação de aumento de capital privado na empresa. Os planos do governo eram aprovar a privatização do congresso até o fim do ano de 2017 e concretizar a venda entre março e abril de 2018.
Coube aos eletricitários e a suas entidades representativas a organização da resistência. Por se tratar de uma luta desigual entre uma categoria relativamente pequena e um governo que não havia perdido nenhuma votação no congresso até então, aliado ao capital e ao oligopólio midiático o caminho escolhido foi o de aglutinar os mais amplos setores possíveis, não se restringindo à esquerda, que contava àquela altura com menos de 100 votos na Câmara dos Deputados. Um trabalho persistente e competente de articulação parlamentar, um cuidado grande com a frente jurídica e o engajamento da categoria na batalha da comunicação utilizando prioritariamente as redes sociais formaram os três pilares da luta.
Logo ficou claro que a privatização da maior empresa de energia elétrica da América Latina não seria o passeio que o governo Temer imaginava. Nos debates realizados no ambiente do congresso ficou patente que tudo não passava de uma grande negociata, que não traria nenhum benefício à população, pelo contrário, apenas acarretaria mais aumento na conta de luz dos consumidores, além de comprometer a segurança energética do país e a própria soberania nacional.
A estratégia de ganhar a sociedade para a defesa da Eletrobras também surtiu resultados. Ao mostrar que a conta da privatização cairia no bolso do consumidor e que o parlamentar que apoiasse a privatização estaria votando pelo aumento da conta de luz conseguimos trazer o povo para o nosso lado, fato constatado inclusive por institutos de pesquisa que mostravam uma rejeição de até 70% das pessoas à privatização.
Ao desistir da reforma da previdência em fevereiro de 2018 o governo Temer elegeu a entrega da Eletrobras como seu objetivo fundamental. Entretanto, se a privatização passou a ser a batalha prioritária dos golpistas, a defesa da Eletrobras também se tornou bandeira de todos os patriotas e foi assim que a questão da privatização da Eletrobras foi alçada ao centro do debate nacional. Justamente aí reside o aspecto mais importante da vitória alcançada nesse dia 10 de julho, foi a segunda grande derrota do governo Temer, sendo a primeira a desistência da reforma da previdência.
Faltando pouco mais de dois meses para as eleições de outubro uma coisa é certa, o governo Temer perdeu completamente a validade, mostrou-se incapaz de concluir a própria agenda de desmonte, mas a essa altura do campeonato isso também é irrelevante. A questão fundamental agora é se apenas o governo será derrotado nas eleições ou se seu projeto, encampado por vários candidatos de direita e de extrema direita, também será.
Os eletricitários brasileiros sabem que o arquivamento da privatização pode ser apenas uma trégua até o fim do ano caso o projeto do regime golpista não seja derrotado em outubro e a julgar pela ferocidade do regime, que mantém encarcerado a maior liderança popular do país com o objetivo explícito de impedir sua vitória no pleito, é de se supor que eles estão dispostos a tudo para se manter no poder. Só a união dos verdadeiros democratas e patriotas poderá interromper o desmantelamento da nação.
Ikaro Chaves é engenheiro e dirigente sindical do STIU-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos