Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
SUA EMPRESA COM MAIS VISIBILIDADE E VENDA

Certificado de Responsabilidade Social

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, nº 158 - Centro - CEP: 78005-906

ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

ABERT -  Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
SAF/SUL Qd 02 Bl D Sl 101 Ed.Via Esplanada (Atrás do Anexo do Ministério da Saúde) | Brasília - DF

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

"Brinquedoteca das Promotorias da Infância e Juventude fortalece atendimento humanizado"

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria Geral de Justiças e das Promotorias da Infância e Juventude de Cuiabá, entregou a sociedade a brinquedoteca instalada no prédio-sede da Instituição que servirá como ferramenta fundamental durante os atendimentos no Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, que envolvem casos de pessoas em busca de conciliações e/ou discussões entre partes dos processos. A iniciativa, segundo o coordenador das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude de Cuiabá, promotor de Justiça José Antônio Borges Pereira, visa destinar um espaço específico e adequado às crianças que diariamente acompanham os pais e/ou responsáveis nas audiências, mantendo-as assim longe das indesejáveis discussões que frequentemente acontecem entre as partes dos processos.
“As crianças que aqui chegam são recebidas por uma servidora habilitada a lidar com essa faixa etária e mantidas num ambiente confortável, propício a atividades diversas e, o que é mais importante, menos hostil ao momento das audiências entre os adultos envolvidos”.
A prefeita Lucimar Sacre de Campos,participou da solenidade, e no uso da palavra disse que proporcionar as crianças um atendimento humanizado e dentro do conceito da Rede de Serviços Socioassistencias é relevante, visto que evita mais problemas psicológicos para a criança que já está fragilizada e o exercício da função pedagógica, tendo como finalidade fortalecer ações preventivas no âmbito institucional , como é o caso da brinquedoteca, é fortalecer a política pública assistencial.
“ A justiça de Mato Grosso mais uma vez sai na vanguarda, com projetos e programas importantes, que os municípios também podem tirar como exemplo e modelo e desenvolver. O objetivo de todas as instituições é um só, proteger nossas crianças e adolescentes que estão a margem da vulnerabilidade social, ou aquelas vitimas de violências. Várzea Grande também desenvolve seus projetos próprios que somados aumenta a Rede de Proteção a esta camada da sociedade”
O promotor José Antônio Borges disse ainda que tem sido cada vez mais crescente a demanda pelos atendimentos nessa área de atuação. Ele destaca, por exemplo, que, no relatório de atividades deste ano, mais de 33% são propostas perante a 1ª. Vara da Infância e da Juventude da Capital foram oferecidas pela Instituição. A maioria desses casos tem se voltado para adoção de medidas de proteção à criança em situação de risco pessoal e social, em condições de efetiva ou iminente violação de direitos.
Para o Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso, Mauro Benedito Pouso Curvo o verdadeiro sacerdócio do cargo dos promotores, frente a área da Infância e da Juventude, traz resultados que as vezes, perante a sociedade, nos julgamentos, são fatores discordantes, mas agem de acordo com a constituição e acima de tudo na proteção incondicional da criança e do adolescente. “ Conheço muito bem as origens dos diversos fatores sociais que redundam nas questões jurídicas e, uma vez responsável pela Administração Superior da Instituição, assumi o compromisso de me empenhar tanto na solução dos casos quanto no melhor tratamento daqueles que são, na verdade, a origem dos casos processuais. Ou seja, as crianças e os adolescentes. Por Isso o Ministério Público do Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo projetos e programas para aumentar a Rede de Proteção ás crianças e jovens do Estado”.
Instalada na Hall de entrada do Primeiro Atendimento, a brinquedoteca foi concebida de forma a propiciar o bem-estar de crianças a partir dos primeiros anos de vida. Por isso, o piso é acarpetado e os equipamentos, brinquedos e estantes foram pensados em escala diminuta. No local estão disponibilizados diversos tipos de brinquedos, dentre casinhas de bonecas, carros, mesinhas e cadeiras, livros infantis, jogos,material de pintura entre outros itens.
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário