Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

"Um pleito decisivo para o Brasil e a América Latina"

É bom reiterar nesta fase final da breve campanha política que as eleições de outubro serão decisivas não só para o destino do povo e da nação brasileira, mas igualmente para o conjunto dos países latino-americanos e caribenhos que estavam desenhando um novo arranjo geopolítico no continente, agora seriamente ameaçado pela restauração do neoliberalismo em boa parte da região e a feroz e renovada ofensiva contra a Venezuela, Nicarágua, Cuba e Bolívia, alvos da chamada guerra híbrida. Os EUA são o grande protagonista desta onda reacionária. O golpe no Brasil está inserido e deve ser compreendido neste contexto histórico mais geral. Entre os propósitos das forças golpistas destacam-se, internamente, a redução dos direitos sociais; a flexibilização da legislação trabalhista e precarização do mercado de trabalho; o austericídio fiscal (com o congelamento dos investimentos públicos primários por 20 anos) e, como decorrência, o desmantelamento das políticas de bem-estar social. Para completar a empreitada regressiva temos a crescente hostilidade contra os movimentos sociais e a tentativa de estrangulamento financeiro das centrais e dos sindicatos.
Um golpe de classe
Essas medidas têm por complemento, no plano internacional, a subversão da política externa brasileira, novamente subordinada aos desígnios e ao Consenso de Washington; a alteração das regras de exploração do pré-sal em benefício do capital estrangeiro; o enfraquecimento da Petrobras e a desnacionalização e privatização de “tudo que for possível”.
Deste modo, por seu conteúdo e pelo comportamento efetivo das classes sociais nele envolvidas, o golpe pode ser caracterizado do ponto de vista marxista como um capital contra o trabalho que, ao mesmo tempo, agrediu profundamente os interesses nacionais e obscureceu a perspectiva de um desenvolvimento soberano, baseado na democracia, na valorização do trabalho e na integração regional.
A exemplo do que ocorreu no golpe militar de 1964, o capital financeiro internacional, cujos interesses orientam a política imperialista dos EUA, uniu-se às classes dominantes brasileiras (leia-se: a grande burguesia urbana e rural) para impor a política de restauração neoliberal rechaçada pela população e derrotada nas quatro últimas eleições presidenciais. Restou mais uma vez comprovado o caráter antipatriótico da burguesia nativa, o que remete à nossa classe trabalhadora a responsabilidade maior, senão exclusiva, pelo resgate de um projeto nacional de desenvolvimento com soberania, democracia e valorização do trabalho.
O golpe no Brasil está alinhado com os golpes em Honduras (2009) e Paraguai (2012), os retrocessos na Argentina, Equador e Chile, e as tentativas de desestabilização dos governos progressistas da Venezuela, Nicarágua e Bolívia. São acontecimentos que, embora possam parecer distantes e desconexos, integram o mesmo movimento reacionário protagonizado pelos EUA em aliança com as classes dominantes locais.
O novo arranjo geopolítico que vinha sendo desenhado na América Latina e Caribe (após a derrota da Alca e criação da Unasul e Celac) está sendo revertido, mas vivemos um momento histórico em que tudo que parece sólido se desmancha no ar. O golpe de 2016 logrou promover retrocessos inéditos e em vários aspectos já superou em malefícios sociais a herança sombria do regime militar.
Faltou-lhe, porém, desde sempre – e não é de estranhar -, o apoio popular, pois tudo que fez – ao contrário das promessas – foi agravar os problemas econômicos, políticos e morais. Por esta e outras, o golpista Temer é, hoje, o político mais rejeitado e execrado da nossa história. Nenhum presidenciável quer a sua companhia e foge dele como o diabo da cruz. O comportamento cínico de Geraldo Alkmin neste sentido chega a ser hilárico. Mas o povo, embora desnorteado pela narrativa midiática, não é bobo. Diante das urnas, haverá de saber identificar, entre os candidatos, quem apoiou e quem se opôs e se opõe aos golpistas e sua agenda de restauração neoliberal.
Prenderam, isolaram e calaram Lula em Curitiba, impedindo-o de participar do jogo eleitoral, com o objetivo de preservar a agenda golpista, cujo principal beneficiário é o imperialismo americano. Entretanto, Lula agora é Haddad e Manuela e o pleito de outubro oferece ao povo brasileiro uma oportunidade ímpar de derrotar os golpistas, barrar o retrocesso e virar o jogo no Brasil e na América Latina. Não devemos medir esforços para que assim seja.
Umberto Martins é jornalista e assessor da CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos