Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

"CAMPANHA LIMPA: Marrafon inova e implanta programa de compliance em sua primeira campanha eleitoral"

Até o momento o candidato é o único de Mato Grosso a adotar ferramentas de transparência e controle em sua campanha. O candidato a deputado federal Marco Marrafon (PPS) contratou um programa de compliance e auditoria de processos para garantir a realização de uma campanha limpa e ética. Marrafon concorre pela primeira vez a um cargo eletivo e defende a renovação na política, com a adoção de novas práticas. Consciente de que a corrupção tem início durante o processo de financiamento das campanhas eleitorais, o candidato acredita que a adoção de mecanismos de integridade e controle é primordial para moralização do processo eleitoral e combate a práticas ilícitas.
“Quando a gente discute a construção do que nós chamamos de uma nova política, percebemos a necessidade de pôr fim às velhas práticas. Eu acredito que é possível fazer uma política diferente, honesta e limpa, e isso começa desde a campanha eleitoral. Não concordo com a ideia de que pra vencer vale tudo”, afirma Marrafon.
A contratação do programa de compliance prevê a instituição de um Código de Ética e Conduta, que inclui mecanismos de controle interno para orientar os colaboradores e todas as ações da campanha, monitoradas diariamente. Dentre as condutas previstas, está a inclusão de cláusulas anticorrupção nos contratos firmados e a seleção de empresas idôneas para fornecimento de serviços e produtos.
A advogada especialista em compliance Juliana Girardelli Vilela afirma que a iniciativa tomada por Marrafon é de vanguarda, uma vez que a legislação eleitoral não obriga a implantação desses mecanismos de controle.
“Vivemos um momento tão complicado de crise moral, institucional e ética e o Marrafon está colaborando para mudar essa realidade, aderindo ao programa de compliance por iniciativa própria. Poucos candidatos fizeram isso no Brasil e não tenho conhecimento de nenhum que tenha feito em Mato Grosso. Isso reforça a credibilidade da sua campanha, pois as pessoas que quiserem apoiá-lo saberão que o dinheiro que doarem será utilizado para fins lícitos”, ressalta.
Renovação
Marco Marrafon é professor, advogado, mestre e doutor em Direito do Estado, com estudos doutorais na Universidade de Roma (Itália), ex-secretário de estado de educação e ex-presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Jurista reconhecido em todo o Brasil, decidiu dar uma pausa em sua carreira para contribuir com a construção de um país melhor.
Com a intenção de fazer a diferença, Marrafon iniciou seu projeto político de uma forma inovadora, buscando se preparar para o desafio que irá enfrentar, caso seja eleito. Para isso, inscreveu-se e foi um dos 133 selecionados entre 4 mil pessoas de todo o país para participar do programa RenovaBR, que tem o objetivo de preparar pessoas sérias, honestas e comprometidas para formar uma nova geração de líderes políticos. O candidato integra ainda outros dois movimentos que pregam a renovação na política: o Agora! e a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS).
Assumiu a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em maio de 2016, após um grande escândalo de corrupção envolvendo a Pasta, e, durante um ano e 10 meses em que permaneceu no cargo, implantou ações de compliance e medidas para combater irregularidades, como a Sala da Transparência. As ações geraram segurança jurídica e nenhuma suspeita de corrupção foi registrada durante sua gestão, considerada inovadora e eficiente.
Fotos: Mayke Toscano
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos