Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

"CULTURA: Wellington garante orçamento e reabertura de espaços públicos de cultura "

Candidato ao governo pelo PR, Wellington Fagundes se reuniu com artistas para receber sugestões e antecipar ações na área de cultura.Manter a autonomia financeira e administrativa da Secretaria Estadual de Cultura (SEC) está entre os compromissos assumidos pelo candidato ao governo pelo PR, Wellington Fagundes, com o segmento de artistas e produtores culturais mato-grossenses. Dados do setor mostram que atualmente a SEC conta com apenas 0,35% do orçamento do Estado, suficiente apenas para manter o custeio.
Vários programas foram cortados, e museus e bibliotecas foram fechados nos últimos anos. “Investir em Cultura é manter acesa a identidade do nosso povo. Nosso projeto para Mato Grosso é de desenvolvimento com justiça social, e a produção cultural tem importante papel”, afirmou Wellington em reunião realizada no final de semana com representantes do segmento.
“Hoje, todos os equipamentos culturais públicos ou estão fechados ou estão entregues à iniciativa privada”, ponderou o escritor Eduardo Mahon, presidente da Academia Mato-grossense de Letras. O encontro do republicano com produtores culturais ocorreu em sua residência.
Outra reivindicação dos artistas foi o aumento gradativo de recursos destinados à secretaria, assim como a retomada de programas como o Prêmio Literatura de Mato Grosso. A reabertura de equipamentos públicos de cultura foi reforçada.
Outro compromisso do candidato é o de implantar as disciplinas de Literatura, Geografia e História de Mato Grosso no ensino médio. Hoje, o ensino dessas áreas do conhecimento é muito superficial e aplicado em apenas algumas escolas, apesar de previsto em lei desde 1990.
Artistas e produtores culturais também defendem a reformulação da legislação em vigor e a retomada da Lei de Incentivo à Cultura, que foi extinta pelo governo atual para a criação do Fundo Estadual de Cultura.
Wellington reforçou a possibilidade de captação de recursos em nível federal e em diferentes fontes. “Rio de Janeiro e São Paulo concentram grande parte desses recursos. Precisamos apresentar projetos viáveis e buscar esses recursos também”, afirmou.
Wellington lidera a maior frente de oposição ao atual governo. Sua coligação reúne dez partidos (PR, PMN, PROS, PC DO B, PODEMOS, PP, PT, PV, PRB e PTB) e tem Sirlei Theis como candidata à vice-governadora, além dos candidatos ao Senado Adilton Sachetti (PRB) e Maria Lúcia Cavalli (PCdoB).
Foto: Fernando Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos