Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 11 de setembro de 2018

"OPINIÃO: Resultados da Educação: temos o que comemorar?

Neste mês, além de celebrarmos o Dia Internacional da Alfabetização – que é comemorado em 8 de setembro –, também obtivemos bons resultados, em nível estadual, por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Mesmo que estejamos rumo a um futuro melhor para a Educação do Brasil, precisamos ser críticos ao atual cenário do país. Neste contexto, é válido destacar que o Brasil ainda tem 11,5 milhões de analfabetos e que não atingimos a meta nove do Plano Nacional de Educação (PNE), que visa a redução do analfabetismo.
Pré-fixado para 2015, o objetivo em questão era de que o país atingisse o índice médio de 6,5% na taxa de analfabetismo, mas, infelizmente, os dados apontaram para 7% em 2017 – mesmo dois anos depois da data prevista pelo Plano.
No centro-oeste, a taxa configura em percentuais de 5,7, sendo a terceira região melhor colocada do país, precedendo Sul e Sudeste. O PNE ainda prevê a erradicação do analfabetismo, em território nacional, para 2024.
A questão é: falta empenho na Educação brasileira ou as metas são inatingíveis? Como psicopedagoga e professora, vejo que há um grande desinteresse da classe política para com a Educação. São muitas as políticas que, ao invés de viabilizar e facilitar, dificultam o precioso trabalho dos profissionais da Rede Pública de Educação; e falo isso com o conhecimento de causa.
No que se refere aos profissionais que contribuem para a Educação do país, é importantíssimo parabenizar a todos eles. Em Cuiabá, por exemplo, a escola Ana Tereza Arcos Krause conquistou, pelo quarto ano consecutivo, o melhor desempenho do IDEB em Mato Grosso. Acredito que os bons resultados sejam fruto, principalmente, do esforço e empenho de uma equipe multidisciplinar qualificada e com vontade de ensinar.
Portanto, analiso que o Estado não deve apenas suprir as necessidades da Educação, mas também precisa urgentemente valorizar a atuação de todos os profissionais que estão envolvidos no processo educacional. A estrutura e as boas condições também são peças fundamentais para a alfabetização e preparação de alunos.
Acredito que, assim como as metas – que são otimistas por demais –, o Brasil conta com profissionais dispostos a transformar a vida de muitos que estão em sala de aula, mesmo que os políticos não estejam orquestrando a mesma valsa.
Essa equação, entretanto, faria mais sentido se a classe política fosse menos hostil à Educação e mais dedicada à monitoria de Planos, projetos e ações que mudam a história de pessoas. A Educação é e sempre será o caminho para um país mais justo.
Ivete Barros é psicopedagoga e professora candidata a deputada estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos