Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

"O que Bolsonaro e Haddad propõem para o Turismo?

O cenário político atual do Brasil traz dois candidatos à presidência da República. Com discursos quase que opostos, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o deputado federal Jair Bolsonaro enfrentam eleitores cheios de opiniões. Em termos de plano de governo, os projetos também se opõem. Porte de armas, ensino a distância, previdência e segurança são apenas alguns dos temas que os políticos pensam de forma diferente. E em relação ao Turismo? Quais são as propostas de ambos os candidatos?

A reportagem entrou em contato com ambos os candidatos, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria. Caso sejam enviados, os depoimentos de Haddad e Bolsonaro serão divulgados posteriormente aqui. Por ora, analisamos os planos de governo publicados e entrevistas recentes a veículos de imprensa.
FERNANDO HADDAD
Haddad, do PT, tem em seu documento protocolado na Justiça Eleitoral um subtópico chamado Turismo e Desenvolvimento: mais Brasil para o mundo e para os brasileiros. “O Turismo precisa voltar a ser prioridade de governo como aconteceu durante o governo Lula (que criou o MTur). É uma atividade intensiva em empregos. Está baseado em pequenas empresas e tem grande poder de inserção e de ascensão social, porque não abrange somente os grandes centros, mas todo o seu entorno, inclusive nos setores associados, como o artesanato, a produção de alimentos na agricultura familiar, o entretenimento, entre outros”, afirma o documento.


O candidato à presidência propõe aumentar os recursos para promoção do Brasil no Exterior, já que a queda dos investimentos públicos na divulgação fez o País perder espaço no mercado internacional. Para isso, o marketing digital deve ser uma ferramenta importante, por ser mais barato e ágil.
Além disso, é necessário recuperar a imagem do País, combater o turismo sexual, oferecer segurança e demonstrar toda a diversidade. “Temos Turismo de sol e praia, de eventos culturais religiosos, de negócios, de aventura, rural, ecoturismo e LGBTI+. Somos o primeiro lugar em recursos naturais no Ranking Mundial de Competitividade no Turismo, mas não basta; precisamos de produtos turísticos para atender ao novo perfil do viajante 100% conectado.”
A proposta visa também à qualificação dos trabalhadores no segmento, ao lado da formulação de políticas públicas, do monitoramento para sustentar a tomada de decisão e da busca de parcerias (inclusive para obter financiamentos externos).
JAIR BOLSONARO
Já Bolsonaro, do PSL, tem falado de Turismo em entrevistas. Ao Jornal Nacional, da Rede Globo, o deputado defendeu o fortalecimento do Turismo brasileiro para gerar empregos e desenvolvimento para o País.
Segundo informações do G1, se eleito, prometeu investir em segurança, infraestrutura e treinamento de mão de obra, além de reduzir impostos e burocracias para atrair mais turistas estrangeiros.


Bolsonaro diz ainda que o maior problema do Brasil é a violência e que ninguém faz Turismo se não houver garantias para si mesmo e família. Problemas internos e entraves burocráticos também são citados pelo deputado. “Tem de ter isenção para indicar alguém para essa área tão importante e esse alguém, além de competência e patriotismo, tem de ter iniciativa para buscar as soluções, se não você continua patinando”, disse ao jornal.
Um projeto do candidato é a fusão de alguns ministérios, como o de Cultura, Esporte e Turismo, criando o provável Ministério da Indústria e do Entretenimento, que leva em conta a concepção moderna de viés econômico, que reconhece nesses segmentos a formação de 6% a 7% do PIB, de acordo com o DCI. 
Bolsonaro também falou da aproximação de mais países, para fazer intercâmbios, que busquem soluções para o Brasil. A área de cruzeiros é uma destacadas, assim com relação à violência, que já foi solucionada por várias nações. Ele espera colaboração do Parlamento para ajudar no combate à violência e atração de mais turistas estrangeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário